Sorocaba e Região

UBSs fazem agendamento telefônico a idosos

O sistema de agendamento telefônico para idosos e pessoas com deficiência está previsto em lei municipal desde 2010

As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba realizaram um total de 60 agendamentos de consultas médicas pelo telefone em 2019, segundo a Prefeitura de Sorocaba. O sistema de agendamento telefônico para idosos e pessoas com deficiência está previsto em lei municipal desde 2010, mas como ainda não havia sido implantado até o ano passado, teve sua realização determinada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Prefeitura e Ministério Público (MP) em 2018.

O documento previa que, a partir de 1º de janeiro de 2019, as 32 UBSs deveriam disponibilizar o agendamento telefônico. De acordo com o MP, a homologação do TAC foi finalizada em abril e, com isso, o promotor Jorge Marum deverá oficiar o Município a informar o andamento do cumprimento da medida em 24 de junho.

Leia mais  Programa 'Adote uma Praça' já tem 26 espaços públicos acolhidos na cidade

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, “a providência assegura atenção à saúde, garantindo acesso integral e igualitário”. O Paço informa que as UBSs ofertam 20 vagas por mês, sendo 10 para clínico geral/generalista, cinco para pediatra e cinco para ginecologista.

Os agendamentos poderão ser feitos por meio telefônico, mas antes os usuários precisam ir até sua UBS de referência para efetuar o cadastro e comprovar sua condição de idoso e/ou deficiente. No momento do cadastro, o paciente deverá estar munido de documento de identificação com foto, cartão da UBS contendo o número do cadastro no Sistema de Informação à Saúde (SIS) e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a SES, o agendamento poderá ser nas 32 UBSs, no 1º dia útil de cada mês, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Os endereços e telefones das unidades podem ser consultados no site: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques. (Priscila Fernandes)

Comentários