Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs fazem agendamento telefônico a idosos

17 de Maio de 2019 às 23:48

As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba realizaram um total de 60 agendamentos de consultas médicas pelo telefone em 2019, segundo a Prefeitura de Sorocaba. O sistema de agendamento telefônico para idosos e pessoas com deficiência está previsto em lei municipal desde 2010, mas como ainda não havia sido implantado até o ano passado, teve sua realização determinada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Prefeitura e Ministério Público (MP) em 2018.

O documento previa que, a partir de 1º de janeiro de 2019, as 32 UBSs deveriam disponibilizar o agendamento telefônico. De acordo com o MP, a homologação do TAC foi finalizada em abril e, com isso, o promotor Jorge Marum deverá oficiar o Município a informar o andamento do cumprimento da medida em 24 de junho.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, “a providência assegura atenção à saúde, garantindo acesso integral e igualitário”. O Paço informa que as UBSs ofertam 20 vagas por mês, sendo 10 para clínico geral/generalista, cinco para pediatra e cinco para ginecologista.

Os agendamentos poderão ser feitos por meio telefônico, mas antes os usuários precisam ir até sua UBS de referência para efetuar o cadastro e comprovar sua condição de idoso e/ou deficiente. No momento do cadastro, o paciente deverá estar munido de documento de identificação com foto, cartão da UBS contendo o número do cadastro no Sistema de Informação à Saúde (SIS) e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a SES, o agendamento poderá ser nas 32 UBSs, no 1º dia útil de cada mês, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Os endereços e telefones das unidades podem ser consultados no site: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques. (Priscila Fernandes)