Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs de Sorocaba registram quase 40 mil faltas em consultas de abril a julho

13 de Setembro de 2019 às 13:52

UBS Vitória Régia, Sorocaba Falta compromete a capacidade de marcação de consultas de uma UBS. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba registraram 38.813 faltas em consultas médicas do Sistema Único de Saúde (SUS) no período de abril a julho de 2019. Durante o mesmo período, houve a oferta de 193.920 consultas entre as especialidades de clínica geral, pediatria e ginecologia.

O número de faltas pode ser ainda maior se somados os agendamentos para consultas odontológicas e coletas para exames laboratoriais que são realizadas nas UBSs. O total geral chega a 61.988 ausências. Dentre as unidades com maior índice de faltosos para a consulta com clínico geral, a UBS Paineiras lidera com 1.219 faltas, seguida da Nova Esperança (1.198) e Carandá (982). Já as três unidades com o menor número de absenteísmo, que é como é tecnicamente chamada essa ausência, para a mesma especialidade são: Éden (56), Maria Eugênia (136) e Brigadeiro Tobias (173).

Segundo a Secretaria de Saúde (SES), a falta compromete a capacidade de marcação de consultas de uma UBS e dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde. Além de acarretar aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gerar gastos financeiros. Afinal, o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece a um atendimento agendado.

“Mais do que prejudicar o dia de atendimento, as faltas injustificadas de pacientes sem qualquer comunicação prévia em consultas ou exames agendados comprometem a eficiência do serviço. Ou seja, quem falta às consultas sem aviso prévio acaba tirando a oportunidade de outra pessoa que também está aguardando”, ressalta o gestor da Área de Atenção Básica, Vanderson Farley Brito.

Para que se evitem as faltas, a SES orienta que os usuários do sistema para que sempre mantenham seus dados pessoais atualizados nas UBSs, como telefone e endereço. Essa atualização evita perdas significativas de vagas em consultas agendadas. Caso surja alguma eventualidade que impeça o paciente de comparecer no dia da consulta, o munícipe deve avisar antecipadamente sua unidade, para que o agendamento não seja desperdiçado e outro usuário SUS dependente seja beneficiado.

[irp posts="164614" ]

Ações para combater faltas

A SES realiza diversas ações para evitar e diminuir o alto índice de faltas para consultas na Atenção Básica, como por exemplo, afixação de ‘faltomêtros’ (um painel) nas recepções das UBSs para ilustrar os números mensais de usuários agendados e faltosos. O objetivo desse trabalho é disseminar a informação que faltar faz mal à saúde, pois aumenta ainda mais o tempo de espera para agendamento, prejudicando os demais usuários dependentes do SUS.

O assunto também é tema nas reuniões dos Conselhos Locais de Saúde das UBSs. Outra estratégia é o planejamento de abertura das agendas com intervalos menores de tempo de espera, evitando assim que o usuário esqueça a data do agendamento.

Nos territórios que a UBS é organizada como modelo de Estratégia Saúde da Família, e possuem agentes comunitários de saúde, os usuários recebem visitas programadas e são informados dos agendamentos.

No dia que ocorre a falta, caso a unidade tenha pacientes aguardando consulta por demanda espontânea, através do acolhimento as vagas são otimizadas e o profissional realiza o atendimento dentro do horário que o usuário não compareceu. (Da Redação, com informações da Secom)