Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs de Sorocaba fazem ações de prevenção ao câncer

31 de Janeiro de 2021 às 18:13

Saúde do homem tem atividades nas UBSs Ação nas UBSs é para alertar sobre a prevenção e combate ao câncer. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/3/2019)

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba iniciam na segunda-feira (1º) ações de orientação para prevenir e combater o câncer.

As atividades serão feitas entre os dias 1 e 4 de fevereiro e foram doadas pela ONG Maple Tree Cancer Alliance à Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES). A ação terá o apoio dos alunos do curso de Fisioterapia e de Psicologia da Universidade de Sorocaba (Uniso), de Educação Física da Faculdade da ACM Sorocaba (Fefiso) e de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Os universitários, juntamente aos representantes da ONG, estarão, durante o período da manhã, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Eles esclarecerão dúvidas e recomendarão hábitos saudáveis de vida para prevenir o câncer. A lista das UBS pode ser consultada no site da prefeitura.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer que mais mata homens no Brasil é o de traqueia, brônquios e pulmões, seguido de próstata e em terceiro, o de cólon e reto. Já, no público feminino, o câncer com maior mortalidade é o de mama, seguido de traqueia, brônquios e pulmões e em terceiro, o de cólon e reto.

Para o médico e secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, a ação é de extrema importância no sentido de apoiar o município em seu papel de prevenir doenças e promover a saúde. “Apesar do tratamento do câncer ser realizado pelo governo estadual, nós, como município, temos a missão de sensibilizar e conscientizar a população para que esse tipo de doença seja prevenida e tratada precocemente”, destaca.

Sobre o Dia Mundial do Câncer

Em 2021, o Dia Mundial do Câncer completa 21 anos. A data tem o intuito de ampliar a conscientização sobre a doença e incentivar sua prevenção, detecção precoce e tratamento adequado. A Maple Tree Cancer Alliance é uma das ONGs que divulgam a data em nível mundial. No Brasil, sua representante oficial tem sede em Sorocaba.

A campanha seguirá com o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), proposto pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O slogan representa o poder que uma ação individual tem para influenciar o futuro. A premissa é que qualquer pessoa pode reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida e na vida de seus familiares e amigos. (Da Redação, com infos da Secom)