Sorocaba e Região

UBSs de Sorocaba abrem neste sábado para coleta de papanicolau

Mutirão para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero será realizado em quatro UBSs
UBS Brigadeiro Tobias
UBS do bairro Brigadeiro Tobias atenderá neste sábado (26). Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

Para intensificar a campanha Outubro Rosa, a coleta do exame de papanicolau será realizada neste sábado (26), em Sorocaba. O mutirão para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero será realizado em quatro Unidade Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. As unidades Wanel Ville, Brigadeiro Tobias, Laranjeiras e Fiori estarão abertas para atender as mulheres.

A UBS Wanel Ville funcionará das 7h às 13h e realizará 12 coletas em pacientes já agendadas, e também atendimento de livre demanda, por ordem de chegada, para seis vagas. Já a UBS Brigadeiro Tobias atenderá das 7h às 12h para realizar a coleta de papanicolau e pedido de mamografia. Todos os atendimentos serão livre demanda para poder atender mulheres que não possuem disponibilidade durante a semana de ir até a unidade de saúde.

Leia mais  Sorocaba lança edital para o serviço de coleta de lixo e limpeza urbana

Das 8h às 14h, a UBS Laranjeiras atenderá a coleta em 24 pacientes agendadas. A UBS Fiori realizará o exame para 16 mulheres agendadas, além de emitir a guia de encaminhamento para mamografia. O endereço e o horário de funcionamento dessas unidades podem ser consultados pelo site da Prefeitura.

Papanicolau

O papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários