Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs de Sorocaba abrem neste sábado para coleta de papanicolau

25 de Outubro de 2019 às 17:59

UBS Brigadeiro Tobias UBS do bairro Brigadeiro Tobias atenderá neste sábado (26). Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

Para intensificar a campanha Outubro Rosa, a coleta do exame de papanicolau será realizada neste sábado (26), em Sorocaba. O mutirão para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero será realizado em quatro Unidade Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. As unidades Wanel Ville, Brigadeiro Tobias, Laranjeiras e Fiori estarão abertas para atender as mulheres.

A UBS Wanel Ville funcionará das 7h às 13h e realizará 12 coletas em pacientes já agendadas, e também atendimento de livre demanda, por ordem de chegada, para seis vagas. Já a UBS Brigadeiro Tobias atenderá das 7h às 12h para realizar a coleta de papanicolau e pedido de mamografia. Todos os atendimentos serão livre demanda para poder atender mulheres que não possuem disponibilidade durante a semana de ir até a unidade de saúde.

Das 8h às 14h, a UBS Laranjeiras atenderá a coleta em 24 pacientes agendadas. A UBS Fiori realizará o exame para 16 mulheres agendadas, além de emitir a guia de encaminhamento para mamografia. O endereço e o horário de funcionamento dessas unidades podem ser consultados pelo site da Prefeitura.

Papanicolau

O papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)