Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBS Márcia Mendes abre neste sábado para coleta de papanicolau

14 de Março de 2020 às 09:12

Campanha Outubro Rosa destaca a importância do diagnóstico precoce Ação é em comemoração ao mês da mulher. Crédito da foto: Emídio Marques / Arquivo JCS (26/11/2018)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Mendes realiza uma força-tarefa para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero neste sábado (14). A UBS ficará aberta das 8h às 14h.

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba informa que a ação é em continuidade com as ações comemorativas ao mês da mulher. Todas as coletas de papanicolau já foram agendadas para as mulheres que possuem dificuldade acesso à unidade durante a semana.

Além disso, haverá atendimento de planejamento familiar.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. A UBS Márcia Mendes fica situada na Rua José Augusto Rabello Junior, 91, no bairro Jardim Vera Cruz. (Da Redação)