Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tudo pronto nos cartórios eleitorais para o 1º turno

13 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Tudo pronto nos cartórios eleitorais para o 1º turno Os equipamentos já chegaram e foram preparadas pelos técnicos do TRE. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (11/11/2020)

Faltando dois dias para a realização do 1º turno das eleições municipais 2020 está praticamente tudo pronto nos cartórios eleitorais em Sorocaba para a realização do pleito na cidade. Segundo o chefe da 343ª Zona Eleitoral (ZE), João Lima, as urnas eletrônicas, já todas preparadas e lacradas para o dia da votação, estão em salas fechadas na sede dos cartórios eleitorais da cidade, que fica na Praça da Maçonaria, no bairro Mangal. Na sexta-feira (13), as urnas lacradas começarão a ser levadas para os locais de votação. A entrega das urnas deverá ser concluída até a madrugada de domingo (15), nos 170 locais de votação da cidade.

Conforme Lima, os equipamentos devem ser levados para os locais de votação em um caminhão. Segundo ele, algumas urnas eletrônicas apresentaram defeitos e um técnico especialista foi chamado para verificar os equipamentos. “Assim que essas urnas estiverem funcionando normalmente, elas também serão preparadas e lacradas para que possam ser usadas no dia da votação, caso seja necessário”, aponta. Lima disse ainda que a 343ª Zona Eleitoral usará no total 239 urnas eletrônicas no dia da votação.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no total, a cidade terá 1.309 urnas eletrônicas para as eleições 2020 e 196 de contingência (reserva).

Em Sorocaba, o total de eleitores aptos a votar é de 485.962. Já o total de seções eleitorais é de 1.592. Neste primeiro turno, a ordem de votação é: vereador (cinco números) e prefeito (dois números).

Tudo pronto nos cartórios eleitorais para o 1º turno hoje (13) as urnas começam a ser levadas para locais de votação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (11/11/2020)

O chefe da 343ª Zona Eleitoral reforçou que os eleitores devem consultar previamente o local de votação, de acordo com o número de sua seção eleitoral. “Além disso, o eleitor tem que usar a máscara de proteção facial para votar e levar uma caneta para assinar o livro de votação, já que nesta eleição não será usado o cadastramento biométrico”, explica Lima.

Informações sobre locais de votação, seção eleitoral, candidatos e demais informações sobre as eleições 2020 estão disponíveis para consulta pelo eleitor no site do TRE-SP: https://www.tre-sp.jus.br/.

Preparação das urnas e entrega dos kits

Na semana passada, os cartórios eleitorais de Sorocaba concluíram a etapa de preparação das urnas eletrônicas, preparação das mídias e a lacração dos equipamentos. Além disso, os kits com os materiais necessários para a realização do pleito também já foram entregues, no sistema drive-thru, nas escolas que são locais de votação.

A preparação das urnas eletrônicas para a votação consistiu na transferência para os equipamentos dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. As mídias geradas são os dispositivos utilizados para carga na urna e também para ativação de aplicativos no equipamento, e ainda para a gravação de resultado. Após alimentar as urnas com as informações necessárias, os servidores realizaram testes nos equipamentos, verificando o funcionamento, por exemplo, do som, impressora, brilho da tela e teclado.

Em seguida, foram colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pela autoridade eleitoral, pelo promotor e pelos fiscais dos partidos e coligações presentes.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência, estão prontas, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição. (Ana Cláudia Martins)

Tudo pronto nos cartórios eleitorais para o 1º turno

Tudo pronto nos cartórios eleitorais para o 1º turno

Galeria

Confira a galeria de fotos