Trio foge após tentar furtar trilhos de trem em São Roque
Trilhos foram cortados com um maçarico. Crédito da foto: Guarda Civil Municipal/Divulgação
Três homens fugiram após tentarem furtar os trilhos da linha férrea do bairro São João Novo, em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na tarde desta quarta-feira (10).
A via férrea, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), está desativada e, de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), é de responsabilidade da Rumo Logística. A empresa ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
[irp posts="15964" ]
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), os agentes receberam uma denúncia de uma pessoa que passava próximo ao local e escutou o barulho dos trilhos sendo cortados. No local, os suspeitos foram flagrados pelos guardas separando os pedaços de ferro com um maçarico.
Ainda conforme a corporação, eles entraram no local com um caminhão que seria usado para carregar os trilhos já cortados. Ao verem os agentes o trio se embrenhou na mata e fugiu. Os GCMs fizeram buscas pela área e no entorno, mas até o momento nenhum suspeito do crime foi detido.
Diversos pedaços dos trilhos estavam carregados no caminhão. Crédito da foto: Guarda Civil Municipal/Divulgação
A perícia técnica foi ao local e a Polícia Civil deve investigar o caso. Várias barras foram cortadas pelos criminosos. O caminhão e os objetos furtados foram apreendidos.
Coincidência
Ironicamente, o crime foi descoberto no dia em que a ligação ferroviária entre São Paulo e Sorocaba completou 144 anos -- o primeiro trem correu oficialmente entre as duas cidades em 10 de julho de 1875.
Quase um século e meio depois, entretanto, o cenário é de desprezo e de abandono, com incidência de furto de trilhos em diversas cidades como Botucatu, Avaré, Chavantes, Cândido Mota, Bernardino de Campos, Assis e Presidente Prudente, e cada vez menos trens de carga circulando no trecho ainda operacional da antiga Sorocabana, entre Bauru e Mairinque. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos