Buscar no Cruzeiro

Buscar

Três meses após início da pandemia, Jumirim registra 1º caso de coronavírus

17 de Junho de 2020 às 00:09

A cidade passou mais de três meses, desde o início da pandemia, sem ter nenhum caso. Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes (17/7/2013)

 

Jumirim confirmou nesta terça-feira (16) o primeiro caso positivo para o novo coronavirus. A cidade de 3.315 habitantes e que fica a 88 quilômetros de Sorocaba era a única da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que não havia registrado casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente, que não teve a idade divulgada, passa bem, está sendo monitorada e em isolamento domiciliar. Segundo a secretária de Saúde de Jumirim, Elizabeth dos Anjos Bueno, todas as pessoas que tiveram contato com a mulher estão sendo submetidas a testes. Até então, seis casos suspeitos haviam sido descartados.

Foram mais de três meses, desde que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado no Brasil, até que Jumirim tivesse a primeira confirmação da doença. Elizabeth atribui a contenção do avanço da doença na cidade à convergência entre dois componentes: as ações preventivas articuladas pela Prefeitura e o engajamento de toda população, cujo o fio condutor é a comunicação rápida e direta.

“Já em fevereiro, nós trabalhávamos com essa possibilidade [de pandemia] e no começo de março criamos um plano de contingência. Praticamente fizemos um corpo a corpo com a população, informando sobre a doença e como se prevenir”, comenta ela, ressaltando que a Prefeitura lançou mão da distribuição de informativos impressos e carro de som para esse trabalho.

O reforço nos cuidados preventivos, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, usar máscaras e respeitar o distanciamento social, foi enfatizado à população em um vídeo gravado por Maurício Keidel Cunha, o mais antigo dos seis médicos do município, e publicado nas redes sociais na Prefeitura.

Apesar de Jumirim estar, até a última segunda-feira, dia 15, entre as cidades do Estado de São Paulo sem casos confirmados de Covid-19, a titular da saúde do município afirma que a população não relaxou e segue respeitando as orientações das autoridades de saúde.

O município mantém uma barreira sanitária permanente na entrada principal da cidade, que afere a temperatura corpórea de todas as pessoas, distribui máscaras e instrui sobre onde e quando procurar ajuda, conforme os sintomas apresentados. “A gente não pode abaixar a guarda”, afirma Elizabeth.

Jumirim está inserida na mesma região de Sorocaba no Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual dos setores da economia, na fase laranja. Com isso, a abertura do comércio está permitida na cidade pelo tempo máximo de quatro horas por dia. (Felipe Shikama)