Buscar no Cruzeiro

Buscar

Três bairros da zona oeste de Sorocaba ficam sem água na terça (9)

07 de Junho de 2020 às 16:04

A obra faz parte do programa de combate às perdas de água no sistema que vem sendo realizado pela autarquia. Crédito da foto: Divulgação / Saae

O abastecimento de água será interrompido das 7h às 13h desta terça-feira (9) no Jardim Santa Bárbara, Montreal e Tropical, na zona oeste de Sorocaba. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que a interrupção será necessária para a instalação de duas válvulas reguladoras de pressão. A obra faz parte do programa de combate às perdas de água no sistema que vem sendo realizado pela autarquia.

De acordo com a programação do Saae, duas equipes trabalharão de forma simultânea, uma delas instalando a VRP na rua José Leite do Canto Júnior, no Jardim Montreal, e a outra na rua Alexandre Dias Batista, no Jardim Tropical.

A autarquia orienta os moradores a manterem suas caixas d’água em nível máximo na véspera da intervenção programada, e a partir de então fazer uso da água com a máxima economia. Assim que o trabalho estiver concluído, as redes de distribuição serão novamente colocadas em carga e o abastecimento começará a ser retomado.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde foram detectadas ocorrências de vazamentos acima da média considerada normal, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição. Com a instalação das VRPs essa situação será regularizada, contribuindo para a diminuição dos índices de perdas no sistema.

Essa ação integra uma segunda etapa do programa de redução de perdas da autarquia. Na primeira fase, já concluída, ocorreu a instalação de dezenove macromedidores, que são hidrômetros destinados a registrar grandes volumes de água. Com essas duas válvulas reguladoras a autarquia chegará a nove implantadas, de um total de dezenove programadas.

Com esses aparelhos, implantados nas saídas das Estações de Tratamento de Água e dos Centros de Distribuição, além de redes de distribuição, será possível medir o volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, para que seja confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis. Sgeundo o Saae, isso possibilitará a delimitação das áreas em que estão ocorrendo vazamentos, fraudes e furtos no sistema.