Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tremor de terra é detectado em São Roque por dois centros de sismologia

18 de Abril de 2020 às 13:24

Terremoto é detectado em São Roque por dois centros de sismologia Local onde foi registrado o tremor de terra. Crédito da foto: Observatório Sismológico

Moradores de São Roque sentiram a terra tremer na noite de sexta-feira (17). Essa sensação foi comprovada pelo Observatório Sismológico, vinculado à Universidade de Brasília, e pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a instituição da capital federal, cinco estações detectaram o evento. Elas ficam situadas nas cidades de Valinhos, Paraibuna, Rio Claro, Fartura e Pedro de Toledo, todas situadas no interior de São Paulo.

O abalo sísmico teria ocorrido sexta-feira (17), às 22h55. Segundo os dados coletados, o tremor foi de 2.1 mR (sigla que indica a escala de magnitude regional para o Brasil).

Tremor de terra é detectado em São Roque por dois centros de sismologia Tabela mostra o registro do tremor em São Roque. Crédito da foto: Reprodução / Universidade de São Paulo

O Centro de Sismologia da USP também detectou o evento. De acordo com dados da instituição, o tremor em São Roque foi de 2.0 mR.

Moradores comentam

Maria Aparecida Alves é moradora do bairro Paisagem Colonial, de São Roque, e afirma que ela e a família estavam reunidos assistindo a uma live quando ouviram o barulho. "Nós estávamos assistindo à Marília Mendonça e eu escutei um barulho bem forte. Na hora saí para ver o que tinha acontecido, se era um acidente ou alguma coisa. Eu achei até que tinham batido no carro do meu genro em frente à minha casa", conta.

A mulher de 46 anos relata que ficou parada por alguns instantes em frente à casa tentando entender de onde teria vindo o ruído. "Fiquei esperando para ver se ouvia o barulho de alguma sirene ou algo do tipo, pois pra mim parecia ter sido um acidente bem grave.", diz.

Maria entrou em contato com alguns amigos de Mairinque que afirmavam ter ouvido o mesmo estrondo e nas redes sociais descobriu que várias pessoas alegavam ter sentido um tremor ou ouvido algo. "Aí entendi que não era somente perto de casa, mas na região. Até aí não sabia que tinha sido um abalo. Só hoje de manhã eu ouvi falar que foi um tremor", explica. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos