Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trem turístico entre Sorocaba e Votorantim terá mais dois vagões

05 de Dezembro de 2018 às 09:40

Vagões serão parte do roteiro turístico que já conta com a Locomotiva 58. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

Já estão em Sorocaba mais dois carros de passageiros cedidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para utilização pela Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária em seus projetos culturais, com apoio das prefeituras de Sorocaba e Votorantim por intermédio das secretarias de Cultura e Turismo (Secultur e Sectur). Ambos os veículos estavam em Rio Claro e foram transportados na sexta-feira (30) e no sábado (1º).

Construído pela The Budd Company em 1951 para o Trem Luxo (São Paulo - Presidente Epitácio) da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o carro de 1ª Classe tem capacidade para 60 passageiros. Já o restaurante leva 30 pessoas em seu salão.

Após restauro, ambos devem ser integrados ao Trem dos Operários, o trem turístico-cultural entre Sorocaba a Votorantim -- que já conta com a Locomotiva 58 e um carro de 2ª Classe.

A operação de transporte contou com apoio da Rumo Logística para traslado, içamento e retirada em Rio Claro; e suporte da Urbes -- Trânsito e Transportes no descarregamento em Sorocaba.

Trem dos Operários

Projeto integrado entre Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, Prefeitura de Sorocaba, Prefeitura de Votorantim e Grupo Votorantim, o Trem dos Operários será um serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos entre a Estação Paula Souza e a cidade de Votorantim. Objetiva potencializar a visitação turística das duas cidades por intermédio de um roteiro histórico-cultural que utilizará a histórica Locomotiva 58 e a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV). (Da Redação)