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Trem Republicano de Itu deve funcionar em dezembro

06 de Agosto de 2020 às 00:01

Trem Republicano de Itu deve funcionar em dezembro A estação ferroviária de Salto está sendo restaurada. Crédito da foto: Divulgação

Projeto que se arrasta há quase 15 anos, o Trem Republicano finalmente está perto de sair do papel e se tornar um importante atrativo turístico para as cidades de Itu e Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O contrato de concessão remunerada com a Serra Verde Express, que vai operar o trem turístico, foi assinado na última terça-feira (4) e prevê que ela remunere o Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano - Itu/Salto (Citrem) com o valor total de R$ 2.325.618,45, o que representa cerca de R$ 155 mil por ano. A atração é considerada uma das apostas para a retomada do aquecimento econômico no esperado período pós-pandemia, devido ao perfil de estâncias turísticas dos dois municípios.

De acordo com a direção da Serra Verde Express, que vai explorar comercialmente o serviço turístico, a expectativa é a de que o trem turístico passe a operar em dezembro deste ano. A empresa ganhadora da licitação também ficará responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros.

A faixa ferroviária que liga as antigas estações de trem dos dois municípios tem 7,3 quilômetros de extensão que serão percorridos entre 30 a 40 minutos. Segundo o Citrem, a tarifa cobrada vai variar de acordo com os serviços oferecidos. A concessionária informa que pretende utilizar inicialmente três vagões diferentes, sendo que cada um possui um valor de passagem. O valor cheio da tarifa do vagão convencional é de R$ 77, do vagão turístico é R$ 85, e do vagão Boutique / Pet, que permite o embarque de animais de estimação, é de R$ 101. Serão ainda praticados valores diferenciados para agências e operadoras de turismo; crianças, idosos e moradores da região terão um desconto de 50% no valor da passagem.

Além de ser um incremento para o turismo na região, o Trem Republicano deverá ser um marco para a criação de empregos e fomento ao setor de serviços. A previsão inicial é que o empreendimento gere nove empregos diretos e outros vinte empregos indiretos. A Serra Verde Express é a atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, incluindo o primeiro e único trem de luxo do país, sendo a responsável pelo passeio entre Curitiba e Morretes. Segundo o diretor geral da empresa, Adonai Aires de Arruda Filho, que também preside a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (Abottc), ao longo deste período, a centenária ferrovia que percorre a maior porção contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil já transportou mais de três milhões de turistas.

O empresário detalha que somente em Morretes, no litoral paranaense, estima-se uma geração de renda de mais de R$ 27 milhões por ano, resultado do fluxo de turistas nos restaurantes e comércio local. Somente entre hotéis e pousadas, afirma, cerca de 100 empreendimentos geram cerca de 1.200 empregos diretos e mais de 4.800 empregos indiretos por conta do movimento diário advindo dos trens. A solenidade de assinatura do contrato ocorreu na Sala Palma de Ouro, em Salto, e foi presidida pelo Citrem, em nome da superintende do Consórcio, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Salto, Anita de Moraes Leis, e contou com a participação dos prefeitos Guilherme Gazzola, de Itu, e Geraldo Garcia, de Salto; entre outras autoridades.

Há 15 anos no papel

A ideia de projeto do Trem Republicano surgiu em 2005, a partir de um convite encaminhado à prefeitura de Itu, para apresentação de uma comunicação técnica no 7º Seminário Nacional de Preservação e Revitalização Ferroviária, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, organizado pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF).

O trabalho apresentando foi denominado de Trem Republicano, oportunidade em que foi abordada a história da antiga Companhia de Estrada de Ferro Ituana que foi inaugurada em 17 de abril de 1873, sua linha tronco entre a cidade de Itu e Jundiaí, um dia antes da realização da famosa reunião que ficou conhecida como Convenção de Itu, originando o Partido Republicano Paulista (PRP), que mais tarde colaborou para a queda do regime monárquico, com a Proclamação da República em 1889.

O projeto começou a ganhar viabilidade em 2007, quando da construção da rodovia Engenheiro Herculano Godoy Passos foi deixada uma passagem sob ela para o Trem Republicano. Em 2008 as prefeituras de Itu e Salto efetivaram a criação do Citrem e receberam recursos do Ministério do Turismo para executar a obra. Uma primeira empresa contratada construiu aproximadamente dois quilômetros do trajeto, mas desistiu devido à demora no repasse de verba federal. Em 2013 o consórcio foi retomado pelos novos prefeitos eleitos que receberam verbas anuais do governo do Estado de São Paulo. Em 2015 as estações foram reformadas, mas, no ano seguinte, com a ausência dos repasses financeiros tanto estaduais quanto federais, as obras foram novamente paralisadas em ambos os municípios. Em 2018 foram retomadas até obras de conclusão do projeto.