Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradicional Bênção das Rosas será transmitida ao vivo em Sorocaba

21 de Maio de 2020 às 12:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Igreja estará fechada no horário da tradicional benção. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

A tradicional celebração da Benção das Rosas, que reúne anualmente mais de 3 mil pessoas na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Santana, em Sorocaba, será transmitida ao vivo, ao meio-dia, nesta sexta-feira (22), pela página oficial da igreja no Facebook. Pela primeira vez na história da paróquia, a celebração não terá a participação dos fiéis, que lotam a igreja em busca de pedidos e agradecimentos. O motivo é evitar a aglomeração de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus. Só na igreja nova, a celebração ocorre há 25 anos.

Desde o último dia 19 de março, as missas não têm mais público em Sorocaba, e as igrejas ficam abertas em outros horários para quem quiser fazer orações. A medida foi anunciada pelo arcebispo Dom Júlio Akamine, como medida de prevenção contra a covid-19. As missas continuam sendo realizadas, mas apenas com os padres. Por conta disso, várias paróquias da cidade já contam com a transmissão ao vivo. Outras cerimônias religiosas, como casamentos, batizados, primeira comunhão e crisma, entre outros, também estão temporariamente suspensas.

Além da celebração da “Benção das Rosas”, nesta sexta também ocorrerá às 19h a tradicional missa que será celebrada pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Akamine. Antes da missa noturna, tradicionalmente, também é realizada, todos os anos, a procissão em homenagem à Santa Rita de Cássia, onde os fiéis percorrem as ruas no entorno da igreja. Este ano, a procissão também foi cancelada por conta da pandemia e respeitando o isolamento social.

Nome nas rosas

Em 2020, todas as bênçãos da Novena de Santa Rita, que começou no último dia 13, também foram transmitidas ao vivo pela internet. Além da página oficial da Paróquia Santa Rita de Cássia no Facebook, toda a programação das celebrações em louvor à santa podem ser acompanhadas pela rede social da Rádio Ave Maria. Como a igreja estará fechada no horário da tradicional benção, durante a manhã de sexta, das 8h às 11h, os fiéis poderão ir até a paróquia e comprar rosas. Basta colocar os nomes das pessoas de deixá-las sobre os bancos da igreja, pois todas as rosas serão abençoadas pelo Padre Manoel C. C. Júnior, pároco da Santa Rita.

Fiéis poderão comprar rosas e deixar com seus nomes nos bancos da igreja. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

Após a benção, a igreja será reaberta das 13h às 18h, e as pessoas poderão pegar as rosas já abençoadas. Além disso, logo após o encerramento da celebração do meio-dia, o Padre Manoel irá percorrer várias ruas no entorno da igreja, em cima de um veículo aberto, para abençoar os fiéis que estiverem pelos locais. O trajeto será o seguinte: ruas Bartolomeu de Gusmão, Olavo Bilac, Mascarenhas Camelo, Hermelino Matarazzo, Jaromiro Blaseck, Professora Célia Guerra Cunha, avenida Thomaz Cortez, Joaquim José Lacerda, Júlio Ribeiro, Rodrigues Alves e Paes Leme.

Quem quiser também poderá comprar as rosas na igreja e aguardar a passagem do padre pelas ruas próximas ao bairro Vila Santana. Segundo o padre, uma equipe fica de plantão fora da igreja para a venda das rosas, seguindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. “Lembrando que as pessoas que forem comprar flores e deixar as rosas nos bancos da igreja devem usar máscaras, e a entrada será controlada para evitar aglomeração”, disse Manoel Júnior.

Santa Rita é considerada a padroeira das causas impossíveis e tem em sua trajetória uma forte ligação com as rosas, devido a milagres atribuídos a santa.

Doação de alimentos

Outra novidade por conta da Covid-19, é a realização do drive thru para a arrecadação de alimentos, que serão doados para as famílias carentes que são atendidas pela Paróquia Santa Rita de Cássia. Conforme o Padre Manoel, os fiéis devem levar as doações em seus veículos e a entrega ocorrerá nesta sexta (22), das 8h às 17h, no estacionamento da igreja. “A pessoa nem precisa sair do carro, deve usar máscara, e pela janela faz a entrega para a equipe da paróquia. Com os alimentos vamos montar cestas básicas para famílias carentes”, disse.

Galeria

Confira a galeria de fotos