Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradicional Benção das Rosas reúne milhares de fiéis em Sorocaba

22 de Maio de 2019 às 12:41

Tradicional Benção das Rosas reúne milhares de fiéis em Sorocaba Cerca de 3 mil pessoas participam da tradicional Benção das Rosas. Crédito da foto: Erick Pinheiro

 

Atualizada às 17h16

 

Cerca de 3 mil pessoas participaram, nesta quarta-feira, da tradicional Benção das Rosas, na paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Santana em Sorocaba. A celebração foi realizada, ao meio dia, pelo pároco Padre Manoel César de Camargo Júnior e pelo arcebispo de Sorocaba Dom Julio Endi Akamine. Além da cerimônia ocorre ainda, às 19h, uma procissão pelas ruas do bairro e a última missa da Novena de Santa Rita. A expectativa é de que a celebração atraia aproximadamente 1,5 mil pessoas.

“A Santa Rita é a santa das causas impossíveis. Tantas pessoas vem buscar o apoio e o incentivo para enfrentar as atribulações da vida”, explica o pároco. A celebração deste ano possui o tema “Com Santa Rita anunciamos o Evangelho da alegria”. “É um número bastante grande de fiéis que gostam da Santa Rita, porque há uma identificação muito grande com ela. Todos nós passamos por situações que parecem insolúveis, parecem não ter saída. E o testemunho, a vida de Santa Rita, nos mostra que com fé em Deus e comunhão em Jesus Cristo as situações mais difíceis, elas de fato tem uma solução favorável”, afirma o arcebispo Dom Julio. Em sua fala, ele destacou que as dores e atribulações são finitas, levando uma mensagem de alegria por meio da fé.

[irp posts="107016" ]

Além dos fiéis que lotaram a igreja, uma tenda foi montada do lado de fora onde um telão foi instalado para aqueles que não conseguiram espaço no local. Os milhares de fiéis, de dezenas de cidades e paróquias da região e até de outros estados, criam um mar de rosas na igreja, cujo templo completa neste ano seu jubileu de prata. O prefeito José Crespo (DEM) esteve na celebração.

Para Ivani Aparecida Domingues Ferreira, 56 anos, a motivação para a participação na benção era a gratidão. “Agradecer uma graça alcançada”, relatou emocionada. Catarina Pagotto, de 80 anos, escolheu rosas amarelas, sua cor predileta, para a benção. “Vim agradecer pois a Santa Rita me ajuda. Sou devota há muito tempo”, disse.

A Santa é considerada a padroeira das causas impossíveis e tem em sua trajetória uma forte ligação com as rosas, devido a milagres atribuídos a Rita de Cássia. O padre Manoel conta que quando estava em seu leito de morte, a senhora pediu por rosas e dois figos -- que não poderiam ser encontrados no inverno europeu -- mas que apareceram. Doente, ela teria uma ferida que exalava um mau odor , mas que após sua morte teria passado a exalar um suave perfume de rosas. (Priscila Fernandes)