Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toyota anuncia transferência de sua sede administrativa do ABC para Sorocaba

21 de Setembro de 2020 às 23:09
Ana Claudia Martins [email protected]

Empresas unem-se para recuperar respiradores Toyota é uma das empresas que participam da iniciativa. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (16/1/2015)

A Toyota do Brasil confirma que irá transferir a sede administrativa da empresa, que hoje fica em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, para Sorocaba. A informação partiu de uma circular interna do presidente da empresa, Rafael Chang, distribuída aos funcionários na última sexta-feira (18).

Segundo o comunicado, o Centro Administrativo da Toyota, ou seja a sede da empresa no Brasil, será transferido para Sorocaba a partir de janeiro de 2021, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

A Toyota do Brasil possui fábrica em Sorocaba, onde produz os modelos Etios e o Yaris, em Porto Feliz, onde fabrica motores, e em Indaiatuba, onde é feito o Corolla. A intenção da empresa é vender a área onde hoje funciona o centro administrativo em São Bernardo, mantendo a fábrica de componentes, que continuará produzindo. Essa fábrica produz componentes para as fábricas do Brasil e exporta para os Estados Unidos. Com a mudança do setor de São Bernardo do Campo para Sorocaba cerca de 800 funcionários serão, gradativamente, transferidos para a cidade. Conforme a empresa, os colaboradores serão instaladas em um prédio dentro da área da Toyota, em Sorocaba.

Conforme a empresa, a mudança do Centro Administrativo da Toyota do Brasil para Sorocaba está alinhada com um planejamento para torná-la mais enxuta e competitiva, processo que foi acelerado pela pandemia, e que já estava previsto. “A empresa está passando por uma transformação de negócio. Não se trata apenas de uma questão de custo. A movimentação para Sorocaba tem a ver com facilitar a colaboração e a integração com nosso maior núcleo de produção”, informa a empresa.

Toyota e sistemistas iniciam terceiro turno A montadora reforçou a produção do modelo Yaris. Crédito da foto: Divulgação / Toyota

Ainda de acordo com a Toyota, os profissionais que quiserem se mudar para Sorocaba terão suporte para isso. “Aqueles que optarem pela mudança terão suporte da Toyota do Brasil, mas para aqueles que não quiserem, a empresa disponibilizará um ônibus circular no início e no final do expediente”.

A unidade do ABC é a mais antiga da Toyota no Brasil, fundada em 1962, e atualmente são cerca de 1,7 mil trabalhadores na planta.

PDV para funcionários

A Toyota do Brasil informou ainda que está com o Programa de Demissão Voluntária (PDV) aberto para todos os colaboradores do administrativo de todas as plantas. “As pessoas interessadas têm até o fim de outubro para se pronunciarem. O plano tem benefícios adicionais, incluindo manutenção do plano de saúde por um período de tempo e consultoria de RH para recolocação no mercado de trabalho, dentre outros. Esse plano pretende chegar a 300 pessoas e todas elas terão o suporte e o respeito por toda a sua contribuição para a Toyota do Brasil”, diz a empresa.

Fábrica da Toyota em Sorocaba

Em setembro do ano passado, a Toyota anunciou investimento de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba, para a produção de um novo modelo de carro. O veículo deverá ser comercializado em 2021. A fábrica da empresa na cidade completou oito anos em agosto de 2020. (Ana Cláudia Martins)