Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toledo renuncia à  Mesa da Câmara

15 de Setembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Toledo renuncia à  Mesa da Câmara Irineu de Toledo. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (22/8/2019)

O vereador Irineu de Toledo (Republicanos) oficializou nesta segunda-feira (14) sua renúncia à Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba. Ele era o 2º vice-presidente da Casa. O motivo, conforme o parlamentar, foi a posse ao agora vereador Anselmo Bastos (MDB). Bastos está ocupando a vaga deixada por Luis Santos (Republicanos), que se recupera da Covid-19 em um hospital da cidade. A posse ocorreu na sexta-feira (11).

Conforme o documento protocolado na Câmara, Irineu critica a decisão. Entre os argumentos, o parlamentar cita que a medida foi tomada de forma isolada, abrupta e sem comunicação prévia. “O ato tido minimamente por aviltante, de resgate de um período ditatorial, revela inconstitucional ‘cassação de mandato de vereador eleito‘, configurando flagrante abuso de prerrogativa parlamentar, ao qual não aceitarei calado”, diz Toledo. “Vossa excelência, provavelmente, intuindo as atuais condições físicas e mentais do vereador legitimado, posto que não houve cabal comprovação médica, despeitou o Regimento Interno, chamando para si a responsabilidade de afastá-Io, e, sem mais delongas, arbitrariamente, empossou dito suplente, desprezando cuidados elementares”, acrescenta.

O texto foi dirigido ao presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB). Por fim, Toledo ainda afirma não consentir ou se assentar ao lado dos que “flertam com autoritarismo, me dissociando desta parte sombria da história do Legislativo sorocabano, de oportunismo e desumanidade, de profundo desrespeito com a coisa pública”.

Em nota, Dini lembrou que Anselmo Bastos (MDB) tomou posse como vereador da cidade de Sorocaba respeitando o regimento interno que existe na Casa. “O advogado requereu oficialmente o cargo na tarde de quinta-feira (10) e deve permanecer nele enquanto perdurar o prazo constante do atestado médico de Luís Santos, que também foi protocolizado nesta quinta no setor de Recursos Humanos”, afirma.

“Já sobre a renúncia do vereador Irineu”, continua a nota, “ela é recorrente”. “Na Mesa Diretora passada ele também renunciou, após criar atritos. Não é novidade essa postura dele.” Ao final da nota, o presidente de Câmara argumenta que respeita o mandato do pastor Luis Santos, acompanha seu estado de saúde e torce pela sua recuperação. (Marcel Scinocca)