Buscar no Cruzeiro

Buscar

Todos os leitos de UTI do Novo Regional estão ocupados

09 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Todos os leitos de UTI do Novo Regional estão ocupados O Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene, de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/5/2020)

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do novo Hospital Regional Adib Domingos Jatene, que fica às margens da rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, atingiu 100% nesta sexta-feira (8). A ocupação na Santa Casa de Sorocaba, referência para os pacientes de Covid-19 do município, também aumentou, chegando à metade de sua capacidade. A informação é da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). O assunto também foi tema de comentários da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) durante transmissão ao vivo página da Prefeitura de Sorocaba.

De acordo com os dados, todos os 20 leitos de UTIs do novo Regional, que atende prioritariamente pacientes procedentes da região, estavam ocupados na data. Já a ocupação dos leitos clínicos, a taxa foi de 80%, segundo o relatório da SES.

Em 27 de abril, conforme dados publicados com exclusividade pelo Cruzeiro do Sul, dos 15 leitos clínicos pactuados, 86% estavam ocupados na data. O censo da SES apontava ainda que, do total de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pactuados, 95% deles estavam ocupados. O hospital é referência para atendimento de 47 municípios, além de Sorocaba.

Nas demais unidades de saúde que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa possui 20 leitos clínicos pactuados, dos quais 33% deles estavam ocupados. Já no caso dos leitos de UTI, a Santa Casa tem outros 20 pactuados, dos quais 50% estavam ocupados.

Ainda conforme o levantamento, o hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) não tinha ocupação para Covid-19 em suas cinco unidades de leitos clínicos e nem para a vaga de UTI pactuada pela SES.

A pedido do Cruzeiro do Sul, a SES também divulgou a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 na rede privada. O Hospital Evangélico tinha 30% dos seus 10 leitos clínicos ocupados no levantamento. No caso de leitos de UTI, nenhum dos 15 leitos disponíveis estava em uso.

No Samaritano, dos 26 leitos clínicos, nenhum estava ocupado. No caso dos 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação era de 50%. O hospital é referência para toda a rede de conveniados Notre Dame.

Por fim, o hospital Unimed possuía 41% de ocupação de seus 24 leitos clínicos. No caso dos leitos de UTI, essa taxa de ocupação caiu para 33%. A unidade possuí, segundo a SES, 20 leitos para Covid-19. No geral, houve recuo no uso dos leitos da rede privada comparado ao dia 27 de abril. O levantamento leva em consideração somente os leitos destinados para atendimento específico de portadores de Covid-19.

Os dados da Secretaria de Saúde de Sorocaba se referem à situação de sexta-feira (8), podendo mudar conforme evolução dos pacientes.

Prefeita comenta

Durante uma transmissão ao vivo em uma rede social da Prefeitura de Sorocaba, a prefeita Jaqueline Coutinho comentou a demanda dos leitos de UTIs da Santa Casa. Ela lembrou o fato de que ainda há leitos disponíveis para Sorocaba, entretanto destacou que leitos em uso não desocuparam nos últimos dias. “Anteontem, eram 30. Na semana passada, eram 20. Vejam que essa curva de evolução da doença é uma realidade. Nós estamos, sim, numa curva ascendente”, alerta.

Saúde estadual

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que vai redirecionar os fluxos de atendimentos emergenciais para garantir devida assistência a todos, e está estudando a ativação de mais leitos exclusivos para Covid-19 no serviço. “Importante reforçar que todos os pacientes que precisarem atendimentos contam com uma rede de hospitais de referência da região, como Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS); Santas Casas de Tatui e Itu, entre outros, que juntos contam com mais de 120 leitos destinados a Covid-19, incluindo 33 leitos UTI”, diz a pasta.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda lembrou que há vagas e todos serão assistidos. “Transferências eventuais, transferências inter-hospitalares e inter-municipais de pacientes serão feitas se e quando houver necessidade, pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), sistema online que funciona 24 horas por dia e que verifica vagas disponíveis em hospitais do SUS em SP.” (Marcel Scinocca)