Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tietê registra primeiro caso do novo coronavírus

30 de Abril de 2020 às 11:35

A confirmação ocorre pouco mais de dois meses do primeiro caso diagnosticado no Brasil. Crédito da foto: Rijasolo / AFP

A Prefeitura de Tietê, na Região Metropolitana de Sorocaba, confirmou nesta quinta-feira (30) o primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) na cidade. A confirmação ocorre pouco mais de dois meses do primeiro caso diagnosticado no Brasil e também das primeiras suspeitas identificadas no município.

Não foram divulgados detalhes sobre o paciente, mas a Secretaria de Saúde informou que a confirmação foi feita através de exame realizado por um laboratório particular credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Oficialmente, de acordo com a atualização do boletim epidemiológico, não há casos suspeitos na cidade. Além do paciente confirmado, outros 12 casos notificados como suspeitos tiveram amostras descartadas para covid-19.

17 famílias

A Prefeitura informou, porém, que até o momento 37 famílias apresentaram sintomas de Síndrome Gripal Leve e ficaram em isolamento domiciliar, das quais 17 famílias ainda estão em isolamento.

De acordo com instruções vindas do Ministério da Saúde, somente serão colhidos materiais para confirmar se é Covid ou não, de pessoas que apresentem uma Síndrome Gripal Aguda, e que o indivíduo encontre-se internado.

Em consonância com essa determinação, o município somente considera os resultados das análises emitidos por instituições oficiais de saúde pública credenciadas com o Ministério da Saúde.