Buscar no Cruzeiro

Buscar

Thereza Collor vem a Sorocaba e relembra período histórico

18 de Julho de 2018 às 11:11

Ana Cláudia Martins - [email protected]

Thereza Collor, considerada uma das mulheres mais importantes no episódio das denúncias do esquema de corrupção envolvendo o ex-presidente Fernando Collor de Mello e seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, esteve em Sorocaba nesta terça-feira (17). Ela participou de entrevistas nas rádios Cruzeiro FM 92,3 e Ipanema, além de visitar a redação do Cruzeiro do Sul, e a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal. Durante a visita, a viúva de Pedro Collor, que era irmão do ex-presidente, e protagonista das denúncias para a imprensa nacional, Thereza relembrou seu papel em maio de 1992, quando o esquema de corrupção do governo se tornou público, culminando ainda no mesmo ano com a renúncia de Fernando Collor para evitar o impeachment e ficar inelegível. Porém, Collor foi condenado também pelo Senado e ficou inelegível por oito anos, voltando à vida pública em 2006, quando foi eleito senador por Alagoas.

O presidente da FUA, Cesar Ferraz (à direita), e outros diretores recebem Thereza Collor   - EMÍDIO MARQUES

O presidente da FUA, Cesar Ferraz (à direita), e outros diretores recebem Thereza Collor - EMÍDIO MARQUES

Após conhecer as dependências da FUA e do Cruzeiro do Sul, Thereza foi entrevistada pelo editor-chefe, Romeu-Sérgio Osório, cujo vídeo será disponibilizado no site do jornal. Após cumprir mais alguns compromissos de sua agenda em Sorocaba, ela retornou à sede da FUA, onde fez uma palestra no auditório, às 19h, sobre sua história em um dos episódios mais marcantes da política nacional, que este ano completa 26 anos. No evento, Thereza também falou sobre maneiras de combater a corrupção no País.

Denúncias de corrupção

Relembrando os fatos sobre as denúncias feitas pelo seu marido à época, Thereza disse que antes da divulgação do esquema de corrupção envolvendo o ex-presidente Collor à imprensa nacional, ela já sabia o que seria contado para todo o Brasil. Ela afirma que Pedro Collor tentou evitar de todas as maneiras e conversou com Collor antes de tomar a decisão que culminou com a renúncia do primeiro presidente eleito pelo povo após anos de ditadura militar. "Já sabia e apoiei, pois Pedro tentou de uma forma amena. Não foi fácil, dois irmãos que eram muito unidos e de repente foi uma ruptura total com toda sua vida, sua história, família e seu passado", diz ela.

Thereza disse ainda que Pedro estava recebendo cada vez mais denúncias e pedidos de pessoas que achavam que ele tinha influência no governo do irmão para pedir propinas para a execução de determinadas obras. "Ele tentou -- Fernando está acontecendo isso --, mas o presidente não quis mudar. Com seu jeito político habilidoso ele falava que ia tomar providências, mas nada foi feito. Então, quando chegou o momento ele contou tudo."