Buscar no Cruzeiro

Buscar

Theodoro Mendes ajudou a elaborar a Constituição

24 de Janeiro de 2020 às 19:03

Theodoro Mendes ajudou a elaborar a Constituição Theodoro Mendes em frente ao Paço Municipal. Crédito da foto: Luiz Setti (3/9/2009)

José Theodoro Mendes atuou diretamente na política brasileira durante três décadas. Foi vereador, prefeito e deputado federal. Em Brasília, trabalhou diretamente na Assembleia Nacional Constituinte - um dos pontos altos de sua carreira como legislador.

Theodoro Mendes foi vereador de Sorocaba pelo partido MDB entre 1973 e 1975. Dois anos depois, se elegeu prefeito de Sorocaba. Exerceu o cargo entre 1977 e 1982.

Na função de chefe do Executivo sorocabano, Theodoro Mendes construiu o Paço Municipal, no bairro Alto da Boa Vista. Também ergueu o Teatro Municipal Teotônio Vilela e o Estádio Municipal Walter Ribeiro.

Três mandatos

Na Câmara dos Deputados, Theodoro Mendes exerceu a função durante três mandatos: 1975-1977, 1983-1987 e 1987-1991. Na Assembleia Nacional Constituinte, atuou na Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais, da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.

Ele era formado na Faculdade de Direito de Sorocaba e em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia de Itapetininga. Atuou também na Indústria de Curtimento de Couros e foi professor universitário e do segundo grau. Exerceu ainda a função de promotor público em Lins e em São Roque

Morte

José Theodoro Mendes faleceu na tarde desta sexta-feira (24) em Sorocaba. Ele morreu durante um acidente na rodovia Raposo Tavares. (Da Redação)