Buscar no Cruzeiro

Buscar

Testes rápidos não são 100% confiáveis, alerta especialista

02 de Julho de 2020 às 00:01

Testes rápidos não são 100% confiáveis, alerta especialista O médico Fernando Brum. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (3/4/2020)

Com o aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus em Sorocaba, cresceu a procura pelos “testes rápidos” de farmácia, que tentam identificar existência do vírus Sars-Cov-2 no organismo. Contudo, nem todos os modelos disponíveis no mercado têm a confiabilidade necessária, como aponta o diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, Fernando Brum.

O médico participou ontem de uma entrevista ao vivo na página oficial do jornal Cruzeiro do Sul no Facebook e comentou a situação da pandemia em Sorocaba. O especialista alertou que os testes cromatográficos, vendidos em farmácias, nem sempre são exatos para cravar o diagnóstico de Covid-19, podendo ter entre 30% a 50% de credibilidade. “Você não pode garantir que aquele teste está te dando um resultado 100% confiável, alguns deles têm pouquíssima confiabilidade. Eles não são testes imunológicos, que pesquisam os anticorpos no organismo”, explicou o especialista.

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/374053010235915

Brum ainda avaliou que pessoas assintomáticas ou com sintomas leves não deveriam buscar os modelos de testagem de mercado. “As pessoas precisam se perguntar por que elas vão fazer o teste? É por curiosidade? Cuidado, se você está com suspeita de Covid-19 vá a uma Unidade Básica de Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esse serviço se você é sintomático. As pessoas não precisam ficar nesse desespero de testar ou não testar”, orientou o médico.

Em caso de sintomas do novo coronavírus, os pacientes podem acessar o “Tele Corona” serviço de atendimento da Prefeitura de Sorocaba para prestar informações sobre a doença pelo telefone (15) 3238-2212.  (Wesley Gonsalves)