Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporal inunda casas e derruba árvores

24 de Dezembro de 2019 às 00:25

Temporal inunda casas e derruba árvores A tempestade em Sorocaba, que começou ontem por volta das 16h30, alagou parcialmente o Terminal Santo Antônio. Crédito da foto: Marcos Roberto Magosso Junior

A tempestade em Sorocaba, que começou ontem por volta das 16h30, provocou a inundação de 11 casas, a queda de quatro árvores e de um muro. A informação é da Defesa Civil, segundo um relatório divulgado na noite de ontem. O alagamento atingiu também o terminal Santo Antônio, que precisou ter interdição parcial. O rio Sorocaba subiu 1,70 metro e transbordou na região do Parque das Águas e avenida 15 de agosto, que foram interditadas. Segundo a Prefeitura, a chuva foi de 67 milímetros, seguida de ventos, o que causou destelhamentos e quedas de árvores. Esta foi a primeira chuva forte do verão em Sorocaba, que começou oficialmente no domingo.

Sorocabanos que seguiam ou voltavam das compras de Natal nas lojas da região central ou nos shoppings ficaram assustados com o volume de chuva e as inundações provocadas. Mesmo linhas de ônibus acabaram desviadas.

Temporal inunda casas e derruba árvores Alguns motoristas se arriscaram a atravessar alagamentos. Crédito da foto: Marcos Roberto Magosso Junior

A chuva transformou a avenida Afonso Vergueiro, nas imediações do terminal, num verdadeiro rio. Alguns veículos ficaram na água. Além disso, motoristas acabaram parados na avenida até a água baixar para seguir viagem. Um dos piores locais foi no acesso à Afonso Vergueiro pela alça do viaduto dos Ferroviários, que liga o Além-Linha com o Centro.

Casas alagadas e árvores caídas

Conforme informou a Defesa Civil, as casas alagadas ficam nos bairros Santa Teresinha, Ipanema Ville, Além-Ponte, Jardim Piratininga, Trujillo, Jardim Itapemirim e Vila Santana. Até uma loja do bulevar Braguinha acabou alagada, segundo o relatório.

Temporal inunda casas e derruba árvores Na rua Abraham Lincoln, uma árvore caiu perto do campo do Jardim dos Estados. Crédito da foto: Cortesia

Já as quedas de árvores ocorreram no Centro, no Jardim Paulistano e no Jardim dos Estados. O muro que caiu fica em um imóvel situado no bairro Brigadeiro Tobias. Há outros dois com risco de queda e que estão sendo avaliados pelos técnicos da Defesa Civil.

A zona sul da cidade foi uma das mais atingidas pelo temporal que atingiu Sorocaba. Na rua Abraham Lincoln, uma árvore caiu perto do campo do Jardim dos Estados. O tronco ficou atravessado na via e a copa atingiu um veículo estacionado.

Imóveis também ficaram destelhados na rua Abraham Lincoln. Na esquina com a avenida Washington Luís, uma farmácia teve o toldo danificado pelo vento.

Temporal inunda casas e derruba árvores O trânsito ficou complicado na região central. Crédito da foto: Zeca Cardoso

Terminal normalizado

Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, que gerencia o sistema de transporte coletivo em Sorocaba, tanto o terminal Santo Antônio quanto as pistas da avenida Afonso Vergueiro foram liberadas uma hora depois do temporal. Mesmo assim, o trânsito ficou bastante intenso no sentido Centro.

A Urbes informou que somente as plataformas 5 e 6 ficaram interditadas no terminal. O acesso dos ônibus às duas plataformas é feito pela avenida Afonso Vergueiro, que estava alagada.

Temporal inunda casas e derruba árvores Na região Central linhas de ônibus foram desviadas. Crédito da foto: Regina Helena Santos

Outras vias importantes de Sorocaba também ficaram alagadas. Entre elas, a avenida Itavuvu e a rua Professor Toledo, bem como trechos da avenida Ipanema. A Urbes informou que a junção da avenida Dom Aguirre com a rua Humberto Berlick ficou alagada. O mesmo ocorreu na junção entre e Dom Aguirre e a rua Dino Pannunzio. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos