Buscar no Cruzeiro

Buscar

Taxa de ocupação de UTI 'Covid adulto' chega a 92% em Sorocaba

02 de Janeiro de 2021 às 18:39
Marcel Scinocca [email protected]

Gráfico mostra evolução de internações em UTI, com pacientes de Sorocaba, em função da Covid-19. Crédito da foto: Arte JCS

 

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, exclusivos para Covid-19, em Sorocaba, é de 92% neste sábado (2). Com isso, dos 126 leitos disponíveis na cidade, 116 estavam com pacientes. As informações são do censo diário de leitos, divulgado pela Prefeitura de Sorocaba.

De acordo com os dados, o hospital Adib Jatene, que é estadual, voltou a apresentar 100% de ocupação em seus 20 leitos. No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a taxa de ocupação era de 90%. Com isso, 18 dos 20 leitos estavam com pacientes. As duas unidades são referência para 48 cidades ligadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS-16).

Já a Santa Casa, a referência para UTI Covid na rede pública municipal, também voltou a apresentar aumento número de pacientes. Depois de chegar na casa dos 70%, na semana passada, neste sábado a unidade estava com taxa de ocupação de 92,5% em seus 40 leitos, Ou seja, 37 deles estavam ocupados.

Na rede privada, o número também é elevado. O Evangélico estava com 80% de ocupação em seus 10 leitos de UTI Covid adulto. No Samaritano, a taxa de ocupação era de 85%, com 17 dos 20 leitos ocupados. O hospital Unimed tinha 100% de ocupação em seus 16 leitos.

UTI infantil

O levantamento não leva em consideração as 12 vagas de UTI infantil da cidade, que também são exclusivas para pacientes com Covid-9. Com isso, o número de leitos vai a 138. Nesse caso, o índice geral de ocupação cai para 84%. O problema é que esses leitos ficam a maior parte do tempo vazios, ou seja, a ocupação é zero. No sábado essa taxa era de menos de 10%, com um paciente.

Pacientes de Sorocaba

O boletim de Prefeitura de Sorocaba também informa o número de pacientes que residem na cidade e que estão em UTI.  O número era de 79 no sábado (2), o maior  em 149 dias, ou seja, em quase cinco meses. O pico de internações UTI com pacientes de Sorocaba ocorreu em 30 de junho, com 96 pessoas. Vale lembrar que quando atingiu 79 pacientes internados pela primeira vez, o pico ocorreu 20 depois.