Buscar no Cruzeiro

Buscar

Taxa de isolamento social sobe para 50% em Sorocaba

25 de Maio de 2020 às 15:31
Ana Claudia Martins [email protected]

Taxa de isolamento social sobe para 50% em Sorocaba Trecho do bulevar Dr. Braguinha praticamente vazio durante o feriado antecipado. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (25/5/2020)

Depois de 13 dias, o índice de isolamento social voltou a subir domingo (24) em Sorocaba. Segundo os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo do Estado, divulgados nesta segunda-feira (25), o percentual foi de 50% na cidade.

Conforme o sistema, a última vez que Sorocaba esteve com taxa de isolamento social acima de 50% foi em 11 de maio, Na ocasião, a cidade atingiu 51%.

Na manhã desta segunda-feira (25), por conta da antecipação do feriado de Nove de Julho, o movimento estava um pouco menor no centro da cidade e nas principais avenidas. A Prefeitura de Sorocaba, ao cumprir a Lei 351/2020 aprovada sexta-feira (22) pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), antecipou o feriado da Revolução Constitucionalista para esta segunda. Com isso, alguns serviços municipais tiveram suas rotinas alteradas.

A medida, adotada pelo governo estadual, pretendeu incentivar o isolamento social em apoio à contenção da propagação do novo coronavírus em todo Estado.

Taxa de isolamento social sobe para 50% em Sorocaba Pessoas formam fila em frente à Catedral aguardando a entrega de marmitas. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (25/5/2020)

Movimento no centro

Na praça Coronel Fernando Prestes, pouco depois das 11 horas, havia uma fila em frente à Catedral Metropolitana de Sorocaba de pouco mais de 50 pessoas. Elas aguardavam a chegada de uma van, que trouxe marmitas, garrafas de água, frutas, entre outros alimentos.

As lojas e estabelecimentos considerados serviços essenciais estavam funcionando normalmente no feriado. Entre eles, farmácias, supermercados, postos de combustíveis, padarias, entre outros.

Nas agências bancárias da área central, não havia longas filas, mas tinha movimento na área dos caixas eletrônicos. E nas ruas e principais avenidas, o movimento dos veículos estava moderado.

Isolamento social

Nos últimos dias, o percentual do isolamento social estava abaixo dos 50% em Sorocaba. No sábado (23), o percentual foi de apenas 46% e na sexta-feira (22) menor ainda: 42%.

Nos dias 19, 20 e 21, o índice ficou em 43%. Em todo o mês de maio, até o momento, o maior percentual foi de 56% no último dia 3.

No estado de São Paulo

De acordo com o Simi-SP, o percentual de isolamento social no Estado foi de 55% no domingo. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. A taxa considerada ideal de isolamento social pelo governo do Estado é de 70%.

Região Metropolitana de Sorocaba

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), duas cidades ficaram entre as 10 melhores nos índices de isolamento social no Estado no domingo (24). Segundo o Simi-SP, Ibiúna ficou em segundo lugar no ranking com taxa de 63% e São Roque na 5ª posição com 58%.

[irp posts="254335" ]

 

O município de Ibiúna atingiu o maior percentual no dia 19 de abril: 74%. Na RMS, a cidade é a que possui os melhores índice de isolamento social desde o início da quarentena em março deste ano.

Já São Roque teve a melhor taxa no dia 29 de março quando atingiu percentual de 64% de isolamento social. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos