Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tarifa da conta de luz aumenta quase 9% em 14 cidades da região de Sorocaba

23 de Outubro de 2020 às 10:43
Jomar Bellini [email protected]

Tarifa de conta de luz teve aumento de quase 9% em cidades na região de Sorocaba. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (23/10/2020)

As tarifas das contas de energia elétrica de casas e pequenos comércios de 14 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba tiveram um aumento de quase 9% nesta sexta-feira (23). O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na terça-feira (20) e é válido para os 27 municípios no interior de São Paulo e Baixada Santista atendidos pela concessionária CPFL Piratininga.

Além de Sorocaba, o reajuste também abrange moradores das cidades de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque e Votorantim.

Neste ano, a tarifa terá um acréscimo médio de 9,82%. Para os consumidores de baixa tensão, como residências e pequenos comércios, o aumento médio será de 8,95%. Já para as indústrias e grandes estabelecimentos comerciais, ligados à alta tensão, o reajuste médio será de 11,27%.

De acordo com a CPFL, o aumento na conta de luz leva em conta a atualização dos custos com a compra, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de outros encargos do setor. A concessionária alega que um dos fatos que influenciou no reajuste foi a alta do dólar, já que o preço da energia produzida na usina de Itaipu, a maior do país, é definido na moeda americana. (Jomar Bellini)