Buscar no Cruzeiro

Buscar

Suspensão da sessão da Câmara gera reclamações em Sorocaba

27 de Fevereiro de 2020 às 12:32
Marcel Scinocca [email protected]

À imprensa, em nota, a Câmara comunicou a suspensão da sessão às 9h20. Crédito da foto: Divulgação

*Atualizada às 14h

A decisão da Câmara de Sorocaba de não realizar a sessão ordinária desta quinta-feira (27) foi recebida sob protesto por vários vereadores. Alguns só deixaram o plenários após as 10h. A alegação é que o trabalhos poderiam ocorrem e que o velório já teria terminado quando a sessão deveria ser iniciada. A suspensão ocorreu em função do velório do ex-deputado Nelson do Carmo, que deveria ocorrer até as 9h.

A primeira a se levantar contra a suspensão foi a vereadora Cintia de Almeida (MDB). “Sem dúvida nenhuma os trabalhos poderiam ter ocorrido normalmente, Havia quórum. Foi cancelado e não foi ouvido a Mesa, pelo que eu entendi. A vereadora Iara estava pronta para ler a bíblia, a Ordem do Dia estava em dia e toda a pauta, que não era muito extensa, poderia ter começado e ter terminado, sem o menor problema”, diz. “Todo o meu respeito pelo ex-deputado, pela família. Foi uma pessoa que contribuiu muito para a cidade”, frisa a parlamentar.

O vereador Péricles Régis (MDB) também se manifestou contra a suspensão. “Com certeza a sessão poderia ter ocorrido. 9h10 já não tinha nem familiar aqui”, afirma. “O saguão já estava vazio”, ressalta. “Com todo respeito à família, não atrapalharia a sessão. Mesmo porque a sessão acontece aqui no plenário e o local do velório era o saguão, em outro espaço. Nada que atrapalhasse o andamento da sessão”, reforça o parlamentar. Ele ressalta, entretanto, que não considera a decisão arbitrária.

Iara Bernardi (PT) afirmou que houve desencontro sobre a questão desde a quarta-feira (26), à noite. “Ficou a indecisão até hoje, até a hora de começar a sessão. Faríamos um minuto de silêncio em homenagem ao Nelson do Carmo, que eu conheço e tenho muito respeito por ele, mas poderia ter havido a sessão, sim. Não precisava do cancelamento”, diz vereadora.

Além dos três parlamentares, no plenário da Casa, vários outros vereadores, incluindo Wanderley Diogo (PRP), Engenheiro Martinez (PSDB), Francisco França (PT), Hudson Pessini (MDB), Hélio Brasileiro (MDB), Luís Santos (Pros), Vitão do Cachorrão (MDB) e Rodrigo Manga (DEM). Às 9h28, o painel do plenário registrava a presença de 14 parlamentares, mais que suficiente para que os trabalhos fossem iniciados. Vale lembrar que a sessão da Câmara de Sorocaba já foi iniciada, em outros ocasiões, após esse horário.

À imprensa, em nota, a Câmara comunicou a suspensão da sessão às 9h20. “Informamos que a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, prevista para ser realizada hoje, 27 de fevereiro de 2020, excepcionalmente foi suspensa, tendo em vista a impossibilidade física de realização da mesma, em razão do velório do ex-deputado federal Nelson do Carmo, realizado nesta data, nesta Casa de Leis”, dizia a nota. A TV Câmara, entretanto, ainda previa a realização da sessão às 9h47.

Sobre a reclamação dos vereadores, a Câmara de Sorocaba, contrariando o que afirmou alguns vereadores, que o velóerio ainda estava ocorrendo. “O presidente em exercício da Câmara de Sorocaba, vereador Fausto Peres (Podemos), após consultar e ter a concordância da maioria da Mesa Diretora, decidiu por bem suspender a sessão ordinária desta quinta-feira, pelo fato de que o velório do ex-deputado Nelson do Carmo ainda estava ocorrendo no saguão das dependências do prédio, o que tornaria extremamente deselegante e poderia gerar até um desconforto aos familiares e amigos do falecido, caso fosse tomada uma decisão contrária”, diz nova nota do Legislativo.

Sobre a TV Legislativa, a Câmara afirmou que “em respeito aos vereadores que ainda estavam no plenário, a TV manteve o procedimento de abertura de sessão. Após a saída dos parlamentares, foi retomada a programação normal”, garante.