Sorocaba e Região

Suçuaranas passam por exames de saúde no zoológico de Sorocaba

O trabalho também foi conduzido por biólogos
Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba
Suçuarana é avaliada por biólogos e veterinários em Sorocaba. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros realizou nesta semana um procedimento de check-up nas duas suçuaranas fêmeas que vivem no local desde 2005. Esse trabalho é realizado pelo menos uma vez ao ano e é fundamental tanto para a manutenção da saúde dos animais quanto para a conservação da espécie.

Tratam-se de duas suçuaranas fêmeas, as duas com 14 anos e que já são consideradas idosas. Elas são provenientes de cativeiros. Uma se chama “Gorda”, a outra foi batizada de “Magra” e os nomes são condizentes com as estruturas corpóreas dos felídeos.

No zoológico de Sorocaba também mora uma suçuarana macho, chamada de Nino. O animal está no Quinzinho de Barros desde 2011 e passará pela mesma avaliação em uma próxima programação.

Conforme o biólogo Felipe Cardoso, chefe de Seção de Biologia e Veterinária, foi dada prioridade para as duas suçuaranas fêmeas para realização dos exames preventivos, já que são mais idosas. “São realizados diversos exames para avaliação e acompanhamento da saúde das suçuaranas e o macho será avaliado na próxima programação”, garante.

Para o procedimento acontecer, elas são anestesiadas e passam por uma série de exames que incluem ultrassom abdominal, radiografias, endoscopia, ecocardiograma, avaliação oftálmica e exames laboratoriais (sangue, urina e fezes). Além do tratamento dentário e contra parasitas, internos e externos.

Para contentamento de toda a equipe do zoológico, composta de biólogos e veterinários, o procedimento de avaliação foi um sucesso. As suçuaranas estão com ótima saúde.

Vale ressaltar que a suçuarana (puma concolor) é o segundo maior felídeo do Brasil, menor apenas que a onça-pintada. Pode chegar a atingir 1,08 metro de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 61 centímetros. Pode saltar de altura de até 15 metros.

Leia mais  Zoológico de Sorocaba completa 50 anos

 

Os hábitos noturnos são predominantes que os diurnos. Por sua vez, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo. A espécie é terrestre, mas possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época do acasalamento. Habitam variadas regiões incluindo florestas tropicais e subtropicais, caatinga, cerrado, pantanal, desertos e montanhas.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. O local fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários