Buscar no Cruzeiro

Buscar

Suçuaranas passam por exames de saúde no zoológico de Sorocaba

20 de Junho de 2019 às 08:59

Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba Suçuarana é avaliada por biólogos e veterinários em Sorocaba. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros realizou nesta semana um procedimento de check-up nas duas suçuaranas fêmeas que vivem no local desde 2005. Esse trabalho é realizado pelo menos uma vez ao ano e é fundamental tanto para a manutenção da saúde dos animais quanto para a conservação da espécie.

Tratam-se de duas suçuaranas fêmeas, as duas com 14 anos e que já são consideradas idosas. Elas são provenientes de cativeiros. Uma se chama “Gorda”, a outra foi batizada de “Magra” e os nomes são condizentes com as estruturas corpóreas dos felídeos.

No zoológico de Sorocaba também mora uma suçuarana macho, chamada de Nino. O animal está no Quinzinho de Barros desde 2011 e passará pela mesma avaliação em uma próxima programação.

Conforme o biólogo Felipe Cardoso, chefe de Seção de Biologia e Veterinária, foi dada prioridade para as duas suçuaranas fêmeas para realização dos exames preventivos, já que são mais idosas. “São realizados diversos exames para avaliação e acompanhamento da saúde das suçuaranas e o macho será avaliado na próxima programação”, garante.

Para o procedimento acontecer, elas são anestesiadas e passam por uma série de exames que incluem ultrassom abdominal, radiografias, endoscopia, ecocardiograma, avaliação oftálmica e exames laboratoriais (sangue, urina e fezes). Além do tratamento dentário e contra parasitas, internos e externos.

Para contentamento de toda a equipe do zoológico, composta de biólogos e veterinários, o procedimento de avaliação foi um sucesso. As suçuaranas estão com ótima saúde.

Vale ressaltar que a suçuarana (puma concolor) é o segundo maior felídeo do Brasil, menor apenas que a onça-pintada. Pode chegar a atingir 1,08 metro de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 61 centímetros. Pode saltar de altura de até 15 metros.

[irp posts="24046" ]

 

Os hábitos noturnos são predominantes que os diurnos. Por sua vez, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo. A espécie é terrestre, mas possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época do acasalamento. Habitam variadas regiões incluindo florestas tropicais e subtropicais, caatinga, cerrado, pantanal, desertos e montanhas.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. O local fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)