Buscar no Cruzeiro

Buscar

SOS atende até 80 pessoas em situação de rua nos dias frios

12 de Julho de 2018 às 17:46

As madrugadas mais frias têm feito com que pessoas em situação de rua procurem abrigos para se aquecer. Segundo a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), o serviço de acolhimento noturno oferecido pelo Serviço de Obras Sociais de Sorocaba (SOS) tem atendido em capacidade máxima nesta semana, que registrou mínimas abaixo dos 10ºC. Os números da pasta apontam que em apenas uma noite o serviço chega a ofertar acolhimento para até 80 pessoas e estas recebem alimentação, roupas, banho e pernoite.

De acordo com a secretária da Sias, Cíntia de Almeida, o acolhimento dessas pessoas é feito por meio de buscas realizadas pela equipe de abordagem social, bem como busca espontânea. "Nossas equipes são capacitadas para percorrer os principais pontos de concentração das pessoas em situação de rua", ressaltando que essas pessoas são convidadas e "nunca obrigadas". "Nós os abordamos oferecendo auxílio, mas muitos se recusam, assim como tem aqueles que procuram os serviços que o município dispõe por vontade própria", conta a secretária.

O trabalho do SOS acontece durante o ano todo, contudo, é observado que durante o inverno, com o aumento do frio e a chuva, a demanda do serviço tende a crescer. A população também pode ajudar quando se deparar com uma pessoa em situação de rua. "Nós temos linhas diretas para que o cidadão possa entrar em contato com nossas equipes e informar onde mais essas pessoas estão. A partir das informações, nos dirigimos para o local e oferecemos o acolhimento", afirma Cíntia.

Na sede do SOS há também a Casa Azul, que dispõe de serviço especializado a pessoa em situação de rua, respeitando a singularidade de casa assistido. Em parceria com a Sias, conta com equipe preparada para atender, dispondo de terapeuta ocupacional, assistentes sociais, psicólogo e outros. Esses profissionais são responsáveis por orientar as pessoas em situação de rua, oferecendo oficinas e atividades que possibilitam a construção de novos projetos de vida.

O SOS fica na rua Francelino Romão, 100, na Vila Rica, próximo ao Jardim São Paulo, na zona oeste. O telefone é (15) 3229-0777.