Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos e visitantes aproveitam o feriado nos parques municipais

02 de Novembro de 2020 às 14:03

Pessoas de todas as idades curtem o feriado no Parque das Águas. Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

Sorocabanos que não viajaram durante o feriado prolongado de Finados aproveitam a segunda-feira (2) de folga nos parques da cidade. Nesta manhã, adultos, crianças, famílias e idosos aproveitam para andar de bicicleta, caminhar, passear com o cachorro, ou simplesmente curtir a paisagem no Parque das Águas, que fica no Jardim Abaeté, em Sorocaba.

Outro local que costuma receber visitantes é o parque do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Porém, os parques não estavam tão cheios até o fim desta manhã, pois muitas pessoas foram até os cemitérios da cidade prestar as homenagens aos entes queridos que já se foram. No parque do Paço, além dos tradicionais brinquedos existentes no playground para as crianças, o local também está com novidades desde agosto último, que é um totem com o nome da cidade, que foi doado pela iniciativa privada e instalado no local.

Em formato de coração, o novo totem virou ponto para inúmeras fotos de quem passa pelo parque. O totem tem 4,20 metros de extensão e 3,60 metros de altura e é assinado pelo designer Raul Augusto de Mello, morador de Sorocaba.

De acordo com o artista, a estrutura é metálica, com um coração vermelho feito de um composto de alumínio, e as letras são brancas em alto-relevo, feito de forma artesanal com chapa galvanizada. Já a parte de trás do totem é colorida, com uma imagem alegre e a frase “Sorocaba uma cidade intensa”. O que também garante muitos cliques.

Demais parques

Os demais parques municipais da cidade, que foram reabertos no último dia 15, também estão abertos nesta segunda das 8h às 17h, incluindo o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas. Já o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros funcionou todos os dias do feriado prolongado das 9h às 16h30.

Zoológico municipal abriu durante todo o feriado prolongado em Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

A grande maioria dos parques municipais da cidade estava fechada ao público desde o dia 17 de março deste ano em razão da pandemia de coronavírus. Porém, apesar da reabertura, os parques municipais voltaram a funcionar seguindo regras sanitárias para a prevenção da Covid-19 e também com limitação de pessoas.

Nos parques Chico Mendes, Ouro Fino, Biquinha, Água Vermelha e o Jardim Botânico o limite é de mil pessoas por dia. Já no zoológico, o limite é de 2 mil pessoas por dia. Além disso, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o protocolo sanitário para a retomada das atividades é essencial para evitar o contágio entre funcionários e visitantes. Entre as exigências do protocolo de segurança estão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas.

Totens com álcool gel são disponibilizados em pontos estratégicos nos parques e a recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. Outra orientação é de que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros. Alguns espaços ainda estão fechados nos parques municipais por questão de segurança. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos