Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos começam a se adaptar ao uso obrigatório de máscara

06 de Maio de 2020 às 09:29
Ana Claudia Martins [email protected]

No Terminal Santo Antônio, a maioria dos passageiros do transporte coletivo estava usando o acessório. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/5/2020)

Mesmo com a obrigatoriedade do uso de máscara facial em Sorocaba, ainda há pessoas usando o acessório de forma errada na manhã desta quarta-feira (6), dia em que começou a valer a exigência. No Terminal Santo Antônio, o maior da cidade, a maioria dos passageiros do transporte coletivo estava usando o acessório. Porém, alguns estavam com a máscara no pescoço, nas mãos ou ainda sem cobrir o nariz.

Além disso, uma senhora entrou no terminal sem a proteção facial. Nos bancos no terminal também havia pessoas sentadas sem máscara ou com o acessório no pescoço, o que não protege contra o novo coronavírus.

No Terminal Santo Antônio, funcionários que estavam trabalhando em postos de atendimento não estavam usando máscaras. O Cruzeiro do Sul questionou a Urbes - Trânsito e Transportes e a Prefeitura de Sorocaba, mas ainda não houve resposta.

A máscara facial é uma proteção contra a contaminação pelo novo coronavírus. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/5/2020)

Agentes de bordo estão fazendo a fiscalização para impedir que as pessoas entrem sem a máscara facial. Porém, a informação é que não é possível controlar quem tira o acessório dentro do terminal ou que chega de ônibus sem a máscara.

Prevenção

Nas ruas da cidade muitas pessoas estão usando as máscaras faciais, mas ainda há algumas sem o acessório. Nos carros muitos motoristas e acompanhantes também estão usando a proteção facial.

A cuidadora de idosos Tânia Regina da Conceição, 56 anos, estava usando máscara de pano nesta manhã no terminal de ônibus. Ela disse que ficou sabendo da obrigação do uso pela imprensa e acha importante usar para evitar pegar o novo coronavírus. “Tem muita gente morrendo então eu já estava usando e agora é obrigatório”, conta.

Uso é obrigatório para qualquer pessoa que sair às ruas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/5/2020)

O estudante Jean Felipe, 23 anos, também usava uma máscara facial descartável nesta manhã no terminal. Ele afirma que o acessório é importante para prevenir a Covid-19.

O decreto

A medida foi decretada pela Prefeitura de Sorocaba na segunda-feira (4) e passou a valer nesta quarta. O decreto municipal acompanha a determinação no governo estadual que também obrigada o uso de máscaras de proteção em todo o Estado, mas a partir desta quinta-feira (7).

Fiscalização e multa

O jornal Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre como será feita a fiscalização na cidade e quais são as punições previstas para quem descumprir a medida. O órgão municipal informou que a fiscalização não se altera. “Os órgãos responsáveis pela fiscalização de posturas incluem, por exemplo a Guarda Civil Municipal”, disse.

Se forem verificados descumprimentos pelos órgãos responsáveis, em qualquer forma de abordagem, serão tomadas medidas, entre elas punições previstas na lei 4.412/93, que estabelece multa de R$ 276,10 a R$ 27.610,00.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos