Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos aderem ao uso de máscaras pelas ruas da cidade

07 de Maio de 2020 às 00:07
Ana Claudia Martins [email protected]

População está se adaptando à utilização das máscaras, mas entende que a medida é necessária e importante. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/5/2020)

Entrou em vigor nesta quarta-feira (6) o decreto municipal que obriga o uso de máscara facial em Sorocaba, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Urbes, 90% das pessoas que passaram pelos dois terminais da cidade, Santo Antônio e São Paulo, utilizaram a proteção.

Mesmo com a obrigatoriedade do uso do acessório, na manhã desta quarta, algumas pessoas foram flagradas sem a máscara ou usando-a de forma incorreta dentro do Terminal Santo Antônio, que é o maior da cidade. A reportagem viu pelo menos três pessoas dentro do terminal sem máscaras, sendo dois passageiros e um motorista.

Além disso, algumas estavam com o acessório no pescoço, nas mãos ou ainda sem cobrir o nariz, tornando a eficácia de seu uso nula. Funcionários que trabalhavam dentro de dois postos de atendimento no terminal também foram vistos sem máscaras. Porém, havia um vidro os separando dos usuários do transporte coletivo, que pedem informações no local.

Exceto os casos citados acima, a maioria dos passageiros que entravam no terminal ou chegavam pelos ônibus estava usando as máscaras faciais corretamente.

Nas ruas da cidade muitas pessoas também respeitaram o uso do acessório, assim como motoristas em carros particulares. Porém, vale destacar que dentro de carros particulares o uso não é obrigatório; somente para taxistas, motoristas de transporte por aplicativo e seus respectivos passageiros.

Dados da Urbes apontam que 90% das pessoas que passaram ontem pelos terminais usaram a proteção. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/5/2020)

Obrigatoriedade

O decreto municipal que obriga o uso de máscara foi promulgado pela Prefeitura de Sorocaba na segunda-feira. A ação acompanha a determinação no governo estadual, que também obrigada o uso de máscaras de proteção em todo o Estado, mas a partir desta quinta-feira (7).

No Terminal Santo Antônio, os agentes de bordo verificavam a entrada dos passageiros, orientando sobre o uso obrigatório das máscaras. Já quando os ônibus estão circulando nas ruas a orientação é dada pelos motoristas antes do embarque dos passageiros.

Sobre a fiscalização, a Prefeitura de Sorocaba informou que os órgãos responsáveis por esse trabalho incluem, por exemplo, a Guarda Civil Municipal (GCM). “Se forem verificados descumprimentos pelos órgãos responsáveis, em qualquer forma de abordagem, serão tomadas medidas, entre elas punições previstas na lei 4.412/93, que estabelece multa de R$ 276,10 a R$ 27.610”, diz a administração municipal, em nota.

Usuários aprovam

A cuidadora de idosos Tânia Regina da Conceição, 56 anos, estava usando máscara de pano ontem pela manhã no terminal de ônibus. Ela disse que ficou sabendo da obrigatoriedade pela imprensa e acha importante usar para evitar contato com o novo coronavírus. “Tem muita gente morrendo, então eu já estava usando e agora é obrigatório”, conta.

O estudante Jean Felipe, 23 anos, também usava uma máscara facial descartável. Ele considera o acessório importante para prevenir a Covid-19. (Ana Cláudia Martins)