Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabano mantém simpatias e tradições para renovar esperanças

31 de Dezembro de 2019 às 00:01

Sorocabano mantém simpatias e tradições para renovar esperanças Tradição das cores na virada do ano se mantém e reforçam o comércio em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério

A chegada do ano-novo é cercada de simbologias que ajudam a fazer da hora do réveillon um momento de renovar as esperanças para que o futuro seja melhor. Em várias lojas da região central de Sorocaba, as cores nos manequins apontam o que se pode vestir e esperar de 2020: branco para a paz, amarelo para dinheiro, vermelho para o amor e verde para a saúde, entre outras.

A tradição faz sentido para o motorista de ônibus Rodrigo Mendes Marques, de 38 anos. Ele vai ter de trabalhar na manhã do dia 1º de janeiro, mas a festa com a família está confirmada. “Acredito nesse costume da camisa branca, mas também no que cada um de nós vai fazer para tornar essa esperança do ano-novo em realidade. Sem trabalho, nada vem”, observa, sobre a hora da virada.

Outra parte das simbologias fica a cargo da esposa, Cristiane Marques, 39. Adepta das 12 uvas capazes de assegurar os mais variados desejos para cada mês do ano-novo se consumidas na hora da virada, o que ela quer, mesmo, é prosperidade e saúde para os familiares e amigos que estarão reunidos. “E as nossas orações para que Deus nos prepare um ano melhor”, reforça a dona de casa, que também vai preparar receitas com lentilha. Ela e o marido são de Salto de Pirapora e, os familiares, de Sorocaba.

Sorocabano mantém simpatias e tradições para renovar esperanças Para Vanessa (esquerda), o 2020 que queremos é resultado da fé. Crédito da foto: Fábio Rogério

Apesar dos tempos de ceticismo, a tradição das cores é um costume que continua muito vigente, de acordo com o funcionário de uma loja de vestuário da rua São Bento, e turbinando as vendas. Conforme Lucas Kaliske, 25, mesmo os que não colocam muita fé nesse tipo de simbologia acabam atraídos pelas vitrines e comprando algum tipo de produto que será estreado na noite do ano-novo. Mesmo que ele não seja colorido.

Já os que não abrem mão das frutas secas e de outros produtos típicos da época, como romãs, nozes e cerejas -- cada uma com seu significado, inclusive --, têm o Mercado Municipal como opção para as compras de última hora. O local estará aberto hoje até às 15h. Nesta época de final de ano, o movimento por ali chega a aumentar 25%.

Não acreditam

Sorocabano mantém simpatias e tradições para renovar esperanças Cristiane é adepta da simpatia das 12 uvas. Crédito da foto: Fábio Rogério

Por outro lado, há os que não acreditam que as simpatias criadas para a data tenham poder de mudar o futuro. Os militares Márcio Donizete, de 24 anos, e Vanessa Mariano, de 28, estarão reunidos com amigos, mas não vão esperar a meia-noite para os votos. Para eles, a origem de um ano melhor está dentro de cada um. “É da fé e do pensamento positivo que vem o 2020 que queremos construir”. (Eric Mantuan) 

Galeria

Confira a galeria de fotos