Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabano compete no ‘Pequenos Gênios’, do Caldeirão do Huck

22 de Maio de 2020 às 00:01

Sorocabano compete no ‘Pequenos Gênios’, do Caldeirão do Huck A participação de Leonardo (à direita), no programa da TV Globo, será exibida neste sábado, à tarde. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

O sorocabano Leonardo Lanças Formiga, de 11 anos, participará do quadro “Pequenos Gênios”, do programa Caldeirão do Huck, que vai ao ar neste sábado (23) pela Rede Globo.

Aluno do Colégio Salesiano de Sorocaba, Leonardo é uma das 24 crianças de todo o Brasil selecionadas pela produção do programa consideradas muito inteligentes para mostrar suas habilidades em matemática, soletração de palavras de trás para frente, memorização e conhecimentos gerais. “Foi bem legal a parte da competição. É bem divertido e muito acirrado”, conta Léo, reconhecendo que sentiu um pouco de nervosismo com a experiência de estar diante das câmeras.

Mãe de Leonardo, a empresária Emilia Lanças detalha que uma amiga que trabalha na área da educação o indicou à produção do programa, para participar do teste com crianças de todo o Brasil. “Eu nunca fui muito rigorosa nos estudos dele. Na verdade, ele tem uma facilidade grande para aprender e isso até me ajuda”, comenta, destacando que o filho aprendeu a ler sozinho, com apenas quatro anos de idade. “A gente nunca ensinou. Quando a gente viu, ele já estava lendo as palavras”. A leitura, aliás, é o hobby preferido de Léo, que admite não passar muito tempo em casa estudando o conteúdo aprendido escola. “Eu presto bastante atenção na aula”, diz.

[irp posts="196252" ]

 

Professora de Leonardo em 2019 e agora orientadora educacional do Ensino Fundamental, Márcia Regina Corsi Magalhães de Souza Lima não esconde o orgulho pelo aluno que, além de se destacar na sala de aula por seu interesse, curiosidade e criatividade, sempre se mostrou solícito, “disposto a ajudar os colegas, e apaziguar as situações mais difíceis”. “Um grande leitor, estava sempre com um livro nas mãos. Terminava suas atividades e já estava com seu livro aberto debaixo da mesa”, complementa.

Leonardo responde que quer ser cientista quando crescer e que suas disciplinas favoritas na escola são história e ciências. “Dá empate”, diz. Por razões contratuais, Léo não pode revelar muito sobre a sua participação no quadro “Pequenos Gênios”, que foi gravada antes da quarentena e do distanciamento social recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido à pandemia do coronavírus.

[irp posts="180781" ]

 

Emilia, no entanto, endossa a fala do apresentador Luciano Huck, de que o programa, mais do que uma competição, é uma celebração da educação, do conhecimento e do talento de pequenas mentes brilhantes. “Acho muito bacana [a participação dele] para incentivar as pessoas buscarem mais conhecimento, ler, estudar e se aprofundar nos caminhos da educação”, complementa. (Felipe Shikama)