Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba volta a ter ocupação de 100 % em leitos de UTI

12 de Julho de 2020 às 17:19
Marcel Scinocca [email protected]

Justiça libera R$ 105 mil para a Santa Casa Santa Casa tinha 100% de ocupação nos leitos de UTI; o mesmo ocorria com a enfermaria. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/9/2019)

 

Sorocaba registra neste domingo (12) 100 % de ocupação dos leitos municipais de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Já o estado tem taxa de ocupação de 88% em leitos dessa categoria. As informações estão no censo diário de leitos Covid-19, divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).

De acordo com os dados, a Santa Casa mantém ocupação de 100 % de seus leitos 40 leitos de UTIs. O mesmo ocorre com os três leitos de estabilização do hospital de campanha, contabilizado também como UTI. Segundo o médico Fernando Brum, diretor técnico da Santa Casa e coordenador do Comitê de Enfrentamento do novo coronavírus, apesar da ocupação, às 15h55 deste domingo, a situação estava “seguindo o fluxo dentro de um controle previsível”.

Quanto às vagas do Estado, o Novo Regional Adib Jatene tem ocupação de 94,28  %, ou seja, duas vagas livres de um total de 35. Já o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tem taxa de ocupação de 75 %, com cinco vagas livres de um total de 20. Uma pessoa de Votorantim aguardava vaga em unidades estaduais.

Enfermaria

Com relação aos leitos de enfermaria, a ocupação era de 100% nos 10 leitos da Santa Casa. O mesmo ocorria com os oito leitos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

O hospital de campanha tinha ocupação de 77,5 %. Ou seja, dos 40 leitos. nove estavam desocupados. No Adib Jatene, apenas quatro dos 16 leitos de enfermaria estavam vagos. A ocupação era de 75 %.

Vale lembrar que os hospitais estaduais são referência para 48 municípios. A referência principal para pacientes de Sorocaba é a Santa Casa.

Particulares

Na rede privada de saúde, o hospital Unimed apresenta a maior taxa de ocupação da cidade. Dos 24 leitos de enfermaria, apenas dois estavam vagos. No caso de leitos de UTI, dos 15 possíveis, três estavam disponíveis.

De suas 13 vagas de UTI, o Evangélico tinha 10 ocupadas. Das 14 vagas de enfermaria, nove estava desocupadas. O hospital Samaritano tinha a situação mais tranquila da cidade, tanto para leitos de UTI, quanto para leitos de enfermaria.

Internação infantil

A cidade manteve oito vagas infantis ocupadas neste domingo com pacientes com suspeita ou com confirmação do novo coronavírus. É o mesmo número de sábado (11). São seis crianças internadas no hospital Gpaci em leitos de enfermaria.

Há ainda duas crianças internadas em leitos de UTI, sendo uma no hospital Gpaci e outra no hospital Samaritano.

Todos os leitos citados pela reportagem diz respeitos aos pactuados para o novo coronavírus e não faz referência ao total de leitos da cidade.

Somente de pacientes de Sorocaba, 185 estavam internados neste domingo, em UTIs e em leitos de enfermaria. É o mais novo recorde.