Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba deve receber 9.280 doses da CoronaVac, diz deputada

19 de Janeiro de 2021 às 09:52
Ana Claudia Martins [email protected]

CoronaVac recebeu aprovação de uso emergencial no Brasil pela Anvisa no domingo. Crédito da Foto: Divulgação / Governo de SP

Sorocaba deverá receber 9.280 doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, ainda nesta terça-feira (19). A informação foi divulgada pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) durante entrevista na rádio Cruzeiro FM 92,3. O jornal Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba e o governo estadual a respeito, mas até o momento não houve retorno.

Segundo a deputada, a quantidade foi acordada entre o governo estadual e o plano municipal de vacinação da Prefeitura de Sorocaba para o início da imunização na cidade. A chegada das primeiras doses da vacina CoronaVac é aguardada ainda nesta terça na cidade, mas o horário e a quantidade não foram informadas, até o momento, nem pela Prefeitura de Sorocaba e nem pelo Estado.

Caso a cidade receba inicialmente 9.280 doses da vacina, a quantidade será insuficiente para vacinar o total de 23 mil profissionais da saúde.

Além disso, segundo a Prefeitura de Sorocaba, a cidade pretende vacinar cerca de 105 mil pessoas na primeira etapa da campanha de imunização, com início previsto para a próxima segunda-feira (25), começando pelos profissionais da saúde e indígenas, e em seguida pelas pessoas a partir de 60 anos.

As informações sobre a chegada das vacinas e como será feita a imunização na cidade serão divulgadas pela Prefeitura de Sorocaba, durante entrevista coletiva, nesta terça, às 12h, no Paço Municipal.

Lembrando que outras cidades do interior paulista, como Campinas, Ribeirão Preto, Botucatu, Marília e São José do Rio Preto já começaram a receber as doses da CoronaVac para vacinar profissionais de saúde.

SES afirma que Sorocaba está preparada para iniciar a vacinação

Em uma postagem nas redes sociais, na segunda (18), o secretário da Saúde de Sorocaba, Vinícius Rodrigues, informou que a cidade está preparada para iniciar a vacinação e que todas as exigências para receber as vacinas foram cumpridas. Segundo Rodrigues, assim que a vacina chegar, a campanha será iniciada.

Também no último domingo (17), após aprovação do uso emergencial no Brasil, pela Anvisa, das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, em uma live, em redes sociais, o prefeito Rodrigo Manga disse que Sorocaba possui mais de 1 milhão de seringas disponíveis e 600 mil agulhas, que estão reservadas para a campanha.

Se a campanha não for antecipada, o calendário de vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba será da seguinte forma: de 25 de janeiro a 5 de fevereiro serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. De 8 a 12 de fevereiro, pessoas com 75 anos ou mais. De 15 a 19 de fevereiro, pessoas entre 70 e 74 anos. De 22 a 26 de fevereiro, pessoas entre 65 e 69 anos. E de 1º a 5 de março, pessoas entre 60 e 64 anos.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os locais de imunização serão Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos no sistema drive-thru.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a segurança deverá ser reforçada na Central de Vacinas do município, onde foram instalados geradores de energia, por conta da refrigeração necessária para o acondicionamento das doses.

Profissionais da saúde ficarão de plantão no local, durante a madrugada, para medir a temperatura dos freezers que irão receber os imunizantes. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos