Covid-19 Sorocaba e Região

Sorocaba deve receber 9.280 doses da CoronaVac, diz deputada

Chegada das primeiras doses da vacina CoronaVac é aguardada ainda nesta terça na cidade
CoronaVac recebeu aprovação de uso emergencial no Brasil pela Anvisa no domingo. Crédito da Foto: Divulgação / Governo de SP

Sorocaba deverá receber 9.280 doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, ainda nesta terça-feira (19). A informação foi divulgada pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) durante entrevista na rádio Cruzeiro FM 92,3. O jornal Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba e o governo estadual a respeito, mas até o momento não houve retorno.

Segundo a deputada, a quantidade foi acordada entre o governo estadual e o plano municipal de vacinação da Prefeitura de Sorocaba para o início da imunização na cidade. A chegada das primeiras doses da vacina CoronaVac é aguardada ainda nesta terça na cidade, mas o horário e a quantidade não foram informadas, até o momento, nem pela Prefeitura de Sorocaba e nem pelo Estado.

Caso a cidade receba inicialmente 9.280 doses da vacina, a quantidade será insuficiente para vacinar o total de 23 mil profissionais da saúde.

Além disso, segundo a Prefeitura de Sorocaba, a cidade pretende vacinar cerca de 105 mil pessoas na primeira etapa da campanha de imunização, com início previsto para a próxima segunda-feira (25), começando pelos profissionais da saúde e indígenas, e em seguida pelas pessoas a partir de 60 anos.

As informações sobre a chegada das vacinas e como será feita a imunização na cidade serão divulgadas pela Prefeitura de Sorocaba, durante entrevista coletiva, nesta terça, às 12h, no Paço Municipal.

Leia mais  Grupo é detido por tráfico de drogas em Sorocaba

Lembrando que outras cidades do interior paulista, como Campinas, Ribeirão Preto, Botucatu, Marília e São José do Rio Preto já começaram a receber as doses da CoronaVac para vacinar profissionais de saúde.

SES afirma que Sorocaba está preparada para iniciar a vacinação

Em uma postagem nas redes sociais, na segunda (18), o secretário da Saúde de Sorocaba, Vinícius Rodrigues, informou que a cidade está preparada para iniciar a vacinação e que todas as exigências para receber as vacinas foram cumpridas. Segundo Rodrigues, assim que a vacina chegar, a campanha será iniciada.

Também no último domingo (17), após aprovação do uso emergencial no Brasil, pela Anvisa, das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, em uma live, em redes sociais, o prefeito Rodrigo Manga disse que Sorocaba possui mais de 1 milhão de seringas disponíveis e 600 mil agulhas, que estão reservadas para a campanha.

Se a campanha não for antecipada, o calendário de vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba será da seguinte forma: de 25 de janeiro a 5 de fevereiro serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. De 8 a 12 de fevereiro, pessoas com 75 anos ou mais. De 15 a 19 de fevereiro, pessoas entre 70 e 74 anos. De 22 a 26 de fevereiro, pessoas entre 65 e 69 anos. E de 1º a 5 de março, pessoas entre 60 e 64 anos.

Leia mais  Fiscalização fecha quatro bares por falta de alvará em Sorocaba

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os locais de imunização serão Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos no sistema drive-thru.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a segurança deverá ser reforçada na Central de Vacinas do município, onde foram instalados geradores de energia, por conta da refrigeração necessária para o acondicionamento das doses.

Profissionais da saúde ficarão de plantão no local, durante a madrugada, para medir a temperatura dos freezers que irão receber os imunizantes. (Ana Cláudia Martins)

Comentários