Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba vacina idosos com 70 anos ou mais nesta quarta-feira

24 de Março de 2021 às 13:18
Vinicius Camargo [email protected]

Sorocaba inicia imunização de idosos com 70 anos ou mais. Crédito da foto: Fábio Rogério (24/03/2021)

Em mais uma etapa de campanha de vacinação contra a Covid-19, Sorocaba imuniza, nesta quarta-feira (24), com a primeira dose da vacina CoronaVac, idosos com 70 anos de idade ou mais. Nesta fase, são utilizadas 18.490 doses do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Prefeitura recebeu o novo lote da Secretaria de Estado da Saúde na tarde de terça-feira (23). A administração municipal anunciou, em coletiva de imprensa no último dia 22 de março, a expectativa de já vacinar, nesta quarta (24), pessoas com 67 anos ou mais. Contudo, o plano não se consolidou.

A vacinação começou às 8h e segue até as 12h, para aos idosos de 71 anos ou mais. Já pra pessoas de 70 anos ou mais, terá início às 12h e terminará às 16h. Não é necessário realizar agendamento. Agora, porém, além de informar o número do CPF e levar um documento com foto, o idoso deve apresentar um comprovante de endereço.

Nesta etapa, os pontos de aplicação das doses foram ampliados de três para quatro. O novo local é a Sociedade Recreativa São Bento (avenida Carlos Sonetti, 990, Jardim Prestes de Barros, zona leste). Há, ainda, postos no estacionamento G6 do shopping Cidade Sorocaba (avenida Itavuvu, 3373, Jardim Santa Cecília, zona norte, com entrada pela Avenida Atanázio Soares), no Instituto Humberto de Campos (rua Rosa Maria de Oliveira, 333 Jardim Zulmira, zona norte), e na Igreja Universal do Reino de Deus (avenida Dr. Afonso Vergueiro, 555, ao lado do Terminal Santo Antônio). Em todos os locais, a imunização ocorre por sistema drive-thru e há, também, postos para quem chega a pé ou por meio do transporte público.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), foram disponibilizadas cerca de duas mil doses para cada posto de vacinação. Ainda conforme a pasta, cerca de 250 servidores atuam nos quatro pontos, com o intuito de garantir a "melhor organização, acesso e rapidez na aplicação da vacina". Agentes de trânsito da Urbes - Trânsito e Transporte igualmente auxiliam na campanha, para garantir a fluidez do trânsito nas vias.

A aposentada Sueli Aprecida de Souza Yuern, de 70 anos, não perdeu a oportunidade de se vacinar e o fez no posto situado ao lado da Igreja Universal. De acordo com ela, a imunização é importante para garantir a sua própria segurança e, principalmente, das outras pessoas.

O aposentado Luiz Potenza Neto, 71 anos, também tomou o imunizante no mesmo posto. Potenza Neto destacou a importância de, assim como ele, todos os idosos se vacinarem. "A ciência está sempre à frente. Então, temos que nos vacinar. É importante para nos protegermos e, principalmente, protegermos as outras pessoas", reforçou. Ele estava acompanhado da esposa, a aposentada Cléo Potenza, 68 anos. Cléo contou estar ansiosa para chegar a sua vez de ser vacinada. "Vacina, sim!", defendeu ela.

Arrecadação de alimentos

Nos quatro pontos de vacinação, também é realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Os donativos serão encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária.

Doses

Até o momento, Sorocaba já recebeu 101.257 doses de vacinas contra o coronavírus do Governo do Estado de São Paulo. Do total, 13.540 são da Oxford/Astrazeneca e 87.717, da CoronaVac. Aproximadamente 69 mil doses já foram aplicadas na população, o equivalente à imunização de quase 47 mil pessoas. (Vinicius Camargo)