Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba testará moradores por amostragem em UBSs

30 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba testará moradores por amostragem em UBSs Amostragem será aleatória conforme a abrangência das 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

Sorocaba deverá iniciar em breve a testagem de coronavírus por amostragem de moradores, de acordo com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Segundo o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, os participantes serão escolhidos por sorteio. “Vamos sortear uma rua, na área de abrangência de cada uma das 32 UBSs da cidade, e em cada rua sorteada será escolhida uma casa e os seus moradores serão testados para Covid-19”, disse. Para a ação, além de outros tipos de testagens com outros públicos, a SES recebeu 9 mil testes rápidos, que já estão com a pasta municipal.

Conforme a SES, no momento da testagem, caso nenhum morador esteja na residência, será sorteada outra casa. “Essa amostragem será totalmente aleatória e não haverá nenhum tipo de direcionamento para que não haja nenhuma interferência”, afirma o secretário. "Serão realizados inquéritos sorológicos nas áreas de abrangência das 32 UBSs, com sorteio aleatório de 60 munícipes, utilizando o Sistema de Informação de Saúde Local, totalizando 60 pessoas por território, totalizando 1.920 pessoas", aponta a pasta.

Ainda segundo a SES, recentemente uma pesquisa semelhante, por amostragem, foi realizada em Sorocaba pelo Ibope, com aproximadamente 700 pessoas. "Se o munícipe sorteado recusar a participar do inquérito, outro será selecionado aleatoriamente. A cada novo inquérito, a amostragem incluirá os mesmos territórios. Os entrevistadores serão treinados na execução do exame que será realizado com amostra de sangue obtida através de punção digital", aponta a secretaria.

[irp posts="265410" ]

 

De acordo com o titular da pasta municipal, o objetivo da pesquisa por amostragem sobre coronavírus na cidade é verificar a situação epidemiológica atual e a proporção de casos. Além disso, os resultados vão trazer mais informações sobre o número de infectados pela Covid-19 em Sorocaba e embasar ações e medidas de prevenção e controle adotadas pelo município.

Para isso, serão usados os testes rápidos que identificam anticorpos contra o coronavírus no organismo de sete a 10 dias depois que a pessoa se infectou. Os testes rápidos são diferentes do PCR, por exemplo, que analisam secreções das vias respiratórias e identificam o vírus no momento em que está agindo.

Além da testagem para Covid-19, serão aplicados questionários com informações dos participantes: sexo, idade, escolaridade do respondente, escolaridade da pessoa com maior grau de instrução no domicílio, cor da pele

autorreferida, sintoma potencialmente relacionados à COVID-19 nos 15 dias anteriores à entrevista, presença de comorbidades, utilização dos serviços de saúde nos últimos 15 dias e medidas de distanciamento de social adotadas.

O secretário da Saúde disse que a cidade já havia recebido cerca de 15 mil testes, mas que eles não podem ser usados para testar a população em geral porque são destinados, especificamente, para os profissionais de saúde. “A SES não podia testar ninguém que não fosse da área da saúde. Agora, com os 9 mil testes rápidos que a pasta recebeu, o campo de atuação será ampliado, e eu consigo testar, por exemplo, um morador de rua ou guarda civil municipal, entre outros, além da testagem por amostragem nos moradores da cidade, de acordo com a UBS de referência”, afirma Watanabe.

Na semana passada, a SES havia informado ao jornal Cruzeiro do Sul que iniciou a aplicação de testes rápidos na cidade no dia 30 de abril e que até então 9.742 foram aplicados. Porém, eles foram aplicados nas unidades da saúde da cidade (UBSs, UPA, UPHs e PA) somente de acordo com o fluxo de notificação para casos suspeitos de Covid-19 em moradores de Sorocaba no âmbito público.

[irp posts="263373" ]

 

Desse modo, os testes são aplicados em pacientes atendidos nas unidades de saúde da cidade em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais das áreas da saúde, segurança, limpeza pública, transportes públicos e sistema funerário; idosos; pacientes com comorbidades como diabetes, doenças cardiovasculares, pneumopatias ou obesidade, entre outras; gestantes de alto risco, população de alta vulnerabilidade social; residentes em instituições fechadas; e ainda demais pessoas atendidas nas unidades de saúde municipais que não se enquadram nas características anteriores, mas apresentam sintomas suspeitos.

Conforme a SES, os resultados dos testes ficam prontos em 24 horas pelo laboratório municipal.

Estado

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde informou que serão enviados 11.510 kits para coleta de amostras e realização de PCR (swabs) para as cidades da região de Sorocaba: “A pasta estadual está atuando na distribuição de insumos para ampliação de testagem Covid-19 aos municípios. A distribuição será feita às 48 cidades equivalentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS-16).”

Ainda conforme o Estado, a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Coronavírus está à disposição para auxiliar no processamento das amostras. “O Governo do Estado repassou mais de R$ 300 milhões aos municípios para auxiliar no fortalecimento da rede assistencial para atendimento a pacientes com a doença. Para a região de Sorocaba, o valor destinado é superior a R$ 17,8 milhões.” (Ana Cláudia Martins)