Sorocaba e Região

Sorocaba terá programação especial de Dia da Consciência Negra

Além de ato ecumênico e marcha, haverá tradicional Feira Crespa, na Praça Frei Baraúna
Uma das atrações é a Marcha Zumbi & Dandara . Crédito da foto: Fábio Rogério/Arquivo JCS (20/11_2017)

Nesta terça-feira (20), a população vai poder conferir uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), com ato ecumênico, Marcha Zumbi & Dandara e a já tradicional Feira Crespa. A iniciativa será realizada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O Dia da Consciência Negra marca a data da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e que morreu defendendo sua comunidade. O local simbolizou a luta dos negros por seus direitos, contra a escravidão. Em Sorocaba, a data foi instituída pela lei municipal nº 8.120, de 2 de abril de 2007.

Leia mais  GCMs são homenageados pelo resgate de mulher ilhada em alagamento

Um ato ecumênico religioso será realizado nesta terça-feira (20) na Igreja de João de Camargo — a Capela Senhor do Bonfim, das 9h às 12h, com a presença de autoridades locais. Vão participar do ato Mam’etu Luijidi, padre João e pastor Marcelo Mota. Realizado pelo Centro Cultural Quilombinho, Capela João de Camargo e Secretaria de Cultura e Turismo, o evento será aberto ao público e contará com comidas tradicionais e também com apresentações artísticas, com Maracatu e Maculelê.

Outra ação será a Marcha Zumbi & Dandara, que terá saída, às 12h30, da Igreja de João de Camargo e chegada na Praça Frei Baraúna. Para a caminhada, foram convidados o Bloco Krucatá, União Sorocabana das Escolas de Samba (Uses), mestres capoeiras, integrantes do Fórum Hip Hop e conselhos municipais da Mulher, LGBT, Cultura e Educação.

Já das 13h às 21h30, será realizada a Feira Crespa na Praça Frei Baraúna, que contará com diversas atrações culturais, com música, teatro, dança, sarau e desfile de beleza, além de cerca de 30 barracas que comercializarão produtos artesanais e alimentos de origem africana ou afro-brasileira.

Comentários