Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá mais 15 leitos de UTI na rede municipal de saúde

19 de Junho de 2020 às 00:12
Marcel Scinocca [email protected]

Nesta quinta-feira (18), das 30 vagas atuais existentes na UTI da Santa Casa, apenas duas estavam disponíveis. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

Sorocaba terá mais 15 leitos de UTI na rede municipal de saúde, ou seja, para atendimento preferencial aos moradores da cidade. Dez desses leitos serão na Santa Casa, que já tem 30 leitos de terapia intensiva pactuados com a Prefeitura. A informação é do Secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe.

Há ainda outros cinco leitos. Watanabe não quis falar o nome do hospital com o qual a Prefeitura está tratando a questão. Segundo ele, isso porque as tratativas ainda estavam em vias de ser finalizadas. Entretanto, o Cruzeiro do Sul apurou que trata-se do Hospital Cristão de Sorocaba -- Hospital Evangélico. O valor que se pretende gastar com esses cinco leitos é de R$ 480 mil. Os leitos deverão ser ativados nos próximos dias.

Ocupação

A ocupação de leitos hospitalares em Sorocaba, com relação a pacientes infectados pelo novo coronavírus, manteve índices preocupantes nesta quinta-feira (18). No Adib Jatene -- novo Regional, o ocupação de leitos clínicos era de 66,66%. No caso dos leitos de UTI, das 30, apenas uma vaga estava desocupada.

Já no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), nenhum dos oito leitos clínicos estavam ocupados. Entretanto, no caso das UTIs, todas as dez vagas adultas estavam ocupadas. Há no local uma vaga de UTI infantil, que não estava em uso.

No hospital de campanha, a taxa de ocupação dos leitos clínicos era de 55%, com 22 dos 40 leitos com pacientes. Com relação aos dois leitos de estabilização (UTI), um estava ocupado.

Na Santa Casa, dos 20 leitos clínicos, 18 estavam ocupados. A taxa estava em 90%. No caso dos leitos de UTI, chegou a mais de 93%. Das 30 vagas do local, apenas duas estavam disponíveis.

A rede pública ainda conta com 26 leitos clínicos para atendimento infantil do Gpaci, com apenas uma vaga ocupada. O local também tem oito leitos de UTI infantil e nenhuma delas estava ocupada.

Rede privada

O hospital Unimed voltou a apresentar a maior taxa de ocupação entre as unidades da rede privada: 83,33% dos 24 leitos clínicos estavam sendo usados ontem. Ou seja, quatro estavam disponíveis. Com relação às UTIs, 93,33% dos 15 leitos estavam ocupados, com apenas um disponível.

No hospital Samaritano, que é referência para a rede Notre Dame em coronavírus, 42,30% das 26 vagas de leitos clínicos estavam ocupadas, restando 15. Dos quatro leitos de UTI infantil, um estava ocupado. Dos dez leitos de UTI adulto, nove estavam ocupados.

No Hospital Evangélico, dez das 14 vagas de leitos clínicos estavam desocupados. No caso dos leitos de UTI, cerca de 41% dos 14 estavam ocupados. Com isso, nove estavam disponíveis. (Marcel Scinocca)