Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá Dia D contra o mosquito transmissor da dengue neste sábado

25 de Abril de 2019 às 23:12

Dia D contra a dengue acontece amanhã O combate ao mosquito transmissor exige que a comunidade coopere com as autoridades; mutirões, como o da foto, são importantes. Crédito da foto: Emidio Marques (22/2/2015)

Após Sorocaba registrar 350 casos confirmados de dengue e entrar em um momento epidêmico, a Secretaria da Saúde (SES) realizará o 2º Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação acontecerá neste sábado (27), das 9h às 13h, por meio de uma força-tarefa das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e arrastões pelas equipes da Zoonoses.

De acordo com a SES, aproximadamente 300 funcionários da pasta efetuarão visitas casa a casa para remoção e orientação sobre a necessidade de prevenir criadouros do mosquito. Nos bairros Nova Sorocaba e Parque São Bento, por conta da aglomeração de casos e grande quantidade de criadouros, haverá o trabalho de arrastão.

Dia D contra a dengue acontece amanhã A secretária da Saúde, Marina Elaine, durante coletiva sobre os casos de dengue em Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques

A veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, explica que o arrastão funciona usando dois caminhões, e os agentes coletam e removem recipientes de criadouros com larvas pelos bairros. “Tem boa aceitação da população, remove de imediato os criadouros e elimina da área os ovos, larvas e potenciais criadouros”, ressalta.

“Além da dengue, o mosquito também é o responsável por transmitir arboviroses como: febre amarela urbana, zika e chikungunya”, destaca a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira. Ainda de acordo com a titular da pasta, a intenção do 2º ’Dia D’ é reforçar a conscientização e sensibilização da população. “Antes de momento epidêmico realizamos o primeiro ’Dia D’ no mês de fevereiro e agora reforçamos mais uma vez. Todo o trabalho do poder público está sendo realizado, só precisamos que a população seja nossa parceira”, completa.

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura de Sorocaba ou ainda em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

[irp posts="111826" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos