Sorocaba e Região

Sorocaba terá a primeira Delegacia da Mulher aberta 24h no interior de SP

Ainda não foi informada a data da mudança
O funcionamento 24h da DDM é uma reivindicação antiga. Foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

Sorocaba deverá ser a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a ter a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) aberta 24 horas. Essa iniciativa é do governo do Estado e foi anunciada nesta segunda-feira (21). O titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, não informou a data para a delegacia começar a funcionar durante 24h. Tudo indica que haja uma cerimônia com a presença do governador João Doria (PSDB) para marcar essa nova fase.

A DDM também terá um outro comando. A delegacia será conduzida por Adriana de Souza Pinto, no lugar de Ana Luíza Salomone de Carvalho, que irá se aposentar em breve. As mudanças foram anunciadas em coletiva de imprensa com integrantes da Polícia Civil, na sede da Delegacia Seccional de Sorocaba. Também houve mudanças nas delegacias de mais três cidades: Votorantim, São Roque e Itapeva.

Segundo o delegado seccional, Marcelo Carriel, todo o efetivo necessário para o funcionamento 24 horas por dia da DDM em Sorocaba já está alinhado e autorizado pelo governo estadual, e que haverá uma equipe multidisciplinar para atender as vítimas de violência doméstica e sexual. “Teremos uma equipe multidisciplinar para fazer os atendimentos para a mulher vítima de violência inclusive com assistente social e até psicólogo. Outra novidade é que a vítima não terá contato visual algum com o agressor”, destaca.

Carriel disse ainda que a DDM de Sorocaba foi escolhida para funcionar 24 horas pela demanda de mulheres que procuram a delegacia por uma providência policial e jurídica. “Sorocaba tem uma média entre 60 e 70 pedidos de medidas protetivas por mês e todas são deferidas”, afirma.

Leia mais  Conselho da Mulher faz ato por funcionamento 24h da DDM

 

A ex-delegada da DDM, Ana Luiza Salomone, disse que os números atuais são considerados elevados para a cidade, mas, para ela, isso é em função da iniciativa da mulher sorocabana em denunciar as agressões e os crimes sofridos.

Já o diretor do Deinter 7, Osmar Guimarães, disse que as mudanças anunciadas pelo comando da Polícia Civil em Sorocaba e em algumas unidades policiais de cidades da região, que fazem parte da Seccional Sorocaba, são para a melhoria. “Eu não vejo demérito algum para quem está saindo, muito pelo contrário. Eu acho que é uma oportunidade de mostrar em outro local de trabalho um serviço de excelência como sempre prestou. É um ciclo que se encerra. Eu daqui alguns meses ou anos talvez não esteja aqui”, aponta.

As mudanças foram anunciadas em coletiva de imprensa. Crédito da foto: Emídio Marques

Mudança na DIG

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba também sofreu mudança. Pela primeira vez, uma mulher comandará a unidade. O desafio será da delegada Luciane Bachir, que atuava como titular do 8º Distrito Policial.

O delegado Acácio Aparecido Leite, então à frente da DIG, terá uma nova função em Sorocaba. Ele assume o comando do 8º Distrito Policial.

Confira as mudanças anunciadas pela Polícia Civil de Sorocaba

DIG
Delegada titular: Luciane Bachir
Delegado assistente: Felipe Orosco

DDM
Delegada titular: Adriana de Souza Pinto (acumulará a função de titular também pela Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim, que deverá ter outra titular assim que a ex-delegada da DDM de Sorocaba, Ana Luiza Salomone se aposentar).

8º DP
Delegado titular: Acácio Aparecido Leite

Delegacia de Polícia da Infância e Juventude (Diju) de Sorocaba
Delegado titular: Marcelo Munhoz

2º DP
Delegado titular: Mário Ayres

Votorantim
Delegacia de Polícia Central: delegado Francisco Castilho e delegado assistente Manoel Dini

São Roque
Delegacia Central: delegado assistente Marcelo Apolinário

Itapeva
Delegacia Seccional de Itapeva: delegado titular Aulo Rafael Luna Pedroso Fernandes

 

Comentários