Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem trabalho selecionado pelo Ministério da Saúde para debate virtual

17 de Junho de 2020 às 20:13

 

O encontro virtual acontece nessa sexta-feira (19). Crédito da foto: Fábio Rogério/ JCS

 

O trabalho “A Importância da Comunicação Comunitária no Combate à Covid-19”, da Secretaria de Saúde de Sorocaba, da Prefeitura Municipal, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para um debate virtual que ocorre nesta sexta-feira (19), às 17h. A iniciativa faz parte do Prêmio APS Forte no SUS – no combate à pandemia, que conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. O objetivo do debate é promover a divulgação imediata das práticas inovadoras adotadas nessa época de pandemia.

O tema do debate virtual será “A APS conectada com a comunidade: estratégias de comunicação, busca ativa e monitoramento do território no contexto da pandemia”. Participam três experiências que se inscreveram na iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia e que chamaram a atenção por mostrar ações de comunicação, vigilância e assistência, levando em consideração questões de vulnerabilidades sociais. A transmissão será no Portal da Inovação na Gestão do SUS https://apsredes.org/ e no Facebook @inocacaoemsaude. Envie perguntas para https://apsredes.org/participe/ .

Segundo a SES, além deste, a Secretaria inscreveu outros 10 trabalhos que aguardam aprovação pela APS Forte no SUS. O trabalho inscrito e selecionado para o debate virtual foi elaborado por quatro servidores da Prefeitura de Sorocaba: a médica Tatchia Garcia, a enfermeira Renata Ferraz e os jornalistas Bruno Rodrigues e Marcelo de Almeida Júnior, este último será o responsável em representar a Secretaria da Saúde no debate.

O Trabalho

A experiência busca produzir vídeos com líderes comunitários sobre as medidas preventivas e de combate ao novo coronavírus. Esses vídeos contam com a participação de personalidades conhecidas de cada território. Ou seja, os vídeos são segmentados por localidade. Dessa forma, o vínculo promove uma ação de comunicação comunitária que presta serviço dando informes, avisos, campanhas, dentre outros; em geral, assuntos voltados à pandemia. Por meio de grupos de WhatsApp de cada região são disparados vídeos, além de informes oficiais da Prefeitura de Sorocaba sobre o assunto saúde. O projeto envolve as secretarias da Saúde, Cidadania e Comunicação. Além disso, recursos como carro de som, informativos impressos e cartazes.

O objetivo do projeto é o de intensificar as informações sobre a Covid-19 ao público menos informatizado e que não se interessa por procurar os canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba. Com a utilização de pessoas da comunidade, que trazem proximidade com demais moradores, e informações revisadas pela Secretaria da Saúde Municipal de Sorocaba, é possível informar as comunidades com o uso de tecnologia de informação e comunicação, no caso, o WhatsApp.

Com a organização das equipes de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) foi identificada a necessidade de informações em cada território. Depois de identificada e criada a ideia de promover comunicação comunitária, dois jornalistas da Prefeitura de Sorocaba, acompanhados de profissionais da saúde, produziram os vídeos informativos de prevenção à Covid-19 para que pudessem ser disparados nos grupos de WhatsApp, entre as comunidades. Todos os grupos e vídeos são segmentados por região para trazer a proximidade entre os moradores que visualizam a mensagem. Além dos vídeos, outros informes são disparados para conscientizar e sensibilizar a população sobre o novo coronavírus.

Por meio da comunicação comunitária é possível despertar mais interesse da comunidade sobre as informações de prevenção e combate à Covid-19. Também é possível promover a proximidade entre comunidade e Poder Público, em prol da população. Com a realização dessa experiência foi possível resgatar o interesse da participação popular em propagar informações essenciais no combate ao novo coronavírus. Outra consequência positiva foi a aproximação entre Poder Público e comunidade, gerando vínculo e confiança para agir em prol da população durante essa pandemia. (Da redação, com informações de Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos