Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem recorde de internados em UTI para pacientes com covid-19

01 de Julho de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba tem recorde de internados em UTI Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene, em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/4/2018)

O número de pessoas de Sorocaba internadas em UTI com suspeita ou com casos confirmados do novo coronavírus é o maior desde o início da pandemia. Nesta terça-feira, (30), 72 pacientes ocupavam esse tipo de leito. Na mesma data, a cidade passou de cinco mil casos confirmados de Covid-19, com 475 novas notificações. Os dados são da Secretaria de Saúde (SES).

Do total de internados com casos confirmados de Covid-19, 39 pacientes estavam em unidades de terapia intensiva. Em relação aos suspeitos, de 45 pessoas, 33 estavam internadas. Isso fez com que a Santa Casa de Sorocaba, que tem 35 leitos de UTI, tivesse apenas um vago. No hospital de campanha, que tem três leitos de estabilização, todos estavam ocupados. Os dados são exclusivamente de pacientes de Sorocaba.

Conforme o médico Fernando Brum, diretor técnico da Santa Casa e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, não havia pacientes aguardando por leitos em fila de espera -- como já foi registrado na cidade.

Na rede pública estadual, o hospital Adib Jatene também tinha apenas uma vaga disponível. A unidade possui 35 leitos de UTI. No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a ocupação era de 45% em suas 20 vagas. Conforme o censo diário de leitos, 11 deles estavam disponíveis.

Contando todos os leitos de UTIs de Sorocaba, incluindo os do Estado, que atendem a 48 cidades, e os da rede privada, a cidade tem 141 unidades de terapia intensiva. Destas, nesta terça-feira (30), 112 estavam ocupadas.

Sobre os leitos clínicos, o hospital de campanha atingiu sua maior ocupação, com taxa de 82,5%. Das 40 vagas, 33 estavam ocupadas. (Marcel Scinocca, com informações da Prefeitura de Sorocaba)