Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem o maior índice de recuperação de pacientes do novo coronavírus

01 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba tem o maior índice de recuperação Sorocaba tem alto índice de recuperação e também de mortalidade. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (19/10/2015)

Sorocaba é a cidade com maior índice de recuperação para pacientes do novo coronavírus numa lista de 19 municípios com população entre 507 mil e 721 mil habitantes, ou seja, de porte relativamente parecido. Por outro lado, a cidade também ocupa a segunda posição em se tratando de letalidade da Covid-19. A comparação foi feita nesta quinta-feira (30) com dados colhidos entre 26 e 30 de abril.

Conforme o levantamento das cidades cujos dados de recuperação são divulgados, 77% dos pacientes de Sorocaba que foram contagiados pelo novo coronavírus se recuperaram. O índice é maior, por exemplo, que a gaúcha Caxias do Sul. A cidade tem a segunda melhor taxa de recuperação nas cidades analisadas. Com cerca de 510 mil habitantes, a taxa de recuperação é de 69%. A cidade teve 56 casos confirmados de coronavírus. Desses, 39 pessoas se recuperaram.

A cidade de Feira de Santana, na Bahia, tem a terceira melhor taxa. Na cidade, 77 pessoas foram infectadas e 47 se recuperaram. O índice de recuperação é de 61%. Na sequência, aparece a cidade de Osasco, na Grande São Paulo, com índice de recuperação um pouco acima de 60%. Lá, 1.023 pessoas haviam sido infectadas até o 29 de abril. Desse total, 618 de recuperaram.

A taxa de recuperação mostra que 46% dos pacientes de Ribeirão Preto se recuperaram. Em São José dos Campos a taxa de recuperação é de quase 50%. Em seguida, vem Aparecida de Goiânia, em Goiás. Com 32% de recuperação, dos 50 infectados, 16 se recuperaram.

Joinville, em Santa Catarina, tem taxa de recuperação um pouco acima de 10%. Dos 173 pacientes, apenas 18 de recuperaram, segundo os dados da Prefeitura da cidade.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco, a taxa de recuperação é mais baixa dentre todas as cidades analisadas. Na cidade, que possui cerca de 700 mil habitantes, 386 pessoas se infectaram e apenas 15 se recuperaram, conforme a painel da Covid-19, disponível no site da Prefeitura da cidade.

Mortes

Entretanto, um dado negativo chama a atenção em Sorocaba, em especial sobre a possibilidade, em tese, de subnotificação. Na cidade, para cada 7,3 casos de coronavírus, uma pessoa morre. Isso levando em consideração os 154 casos confirmados nesta quinta-feira (30), com 21 óbitos.

Sorocaba só não perde para a cidade de Jaboatão dos Guararapes. Lá, foram 58 óbitos para 386 casos. Ou seja, há um óbito para cada 6,6 casos. Londrina, no Paraná, registra uma morte para cada 8 casos. Em Santo André, há uma morte para casa 12 casos. Já em Niterói, no Rio de Janeiro, há uma morte para casa 14 casos confirmados. É praticamente o mesmo índice de Uberlândia, em Minas Gerais.

A cidade de Serra, no Espírito Santo, havia o registro de uma morte para cada 19 casos. Na sequência, a cidade de Contagem, em Minas Gerais, registrava um óbito por coronavírus para cada 22 casos confirmados de infecção.

Em Ribeirão Preto, há uma morte para cada 40 casos. Joinville tem o melhor resultado nesse quesito. A cidade tinha durante a análise 3 mortes com 174 casos confirmados. Ou seja, havia uma morte para cada 58 casos.

Vale destacar que a comparação da reportagem leva em consideração apenas o quadro divulgado pelas cidades até 30 de abril. é importante registrar também que algumas cidades não divulgam a taxa de recuperação e ainda de que pacientes possam, nas datas em que o boletins foram divulgados, estarem internados ou em isolamento domiciliar. (Marcel Scinocca)