Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem fila de espera para UTI de covid-19 na rede pública

23 de Junho de 2020 às 00:03
Marcel Scinocca [email protected]

No Adib Jatene, o Novo Regional, todas as vagas estavam ocupadas, assim como as da Santa Casa. O mesmo ocorreu com hospitais do Estado. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

Sorocaba, pela primeira vez, registrou fila de espera para UTI exclusiva para Covid-19 na rede pública municipal. Às 18h48 desta segunda-feira (22) havia uma pessoa aguardando uma vaga de internação para transferência para a Santa Casa, que tinha 100% de lotação em seus 30 leitos de UTI. Também houve ocupação total nos leitos da rede estadual. O Estado prometeu mais dez leitos para os próximos dias.

As informações foram repassadas pelo diretor técnico da Santa Casa de Sorocaba, Fernando Brum, que também integra o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus da Prefeitura de Sorocaba.

Na rede estadual, a ocupação de UTI nos dois hospitais estaduais também estava em 100% -- ou seja, sem capacidade para receber novos pacientes -- conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde às 18h42. De acordo com as informações, no hospital Adib Jatene, o Novo Regional, todas as 30 vagas estavam ocupadas. O mesmo ocorria com as 10 vagas do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Já o censo de vagas divulgado às 18h16 pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) apontava a disponibilidade de três vagas de UTI na rede estadual e duas na Santa Casa.

Durante a tarde, a fila de espera por UTI era ainda maior, com duas pessoas aguardando leito na rede municipal. Conforme informou Brum à noite, esses dois pacientes conseguiram vagas na Santa Casa. É a primeira vez que a fila de espera para leitos de UTI ocorre na cidade desde o início da pandemia.

A UPH Leste, que é administrada pela Santa Casa, também tinha movimentação intensa na noite de ontem. “Na UPH Leste montamos uma estrutura adequada, que permite assistência. Pacientes ficam com toda a assistência necessária”, diz Brum.

Rede privada

Na rede privada, o hospital Evangélico tinha 100% de seus 10 leitos ocupados. O Samaritano tinha ocupação de 65%, com cinco leitos disponíveis. O hospital Unimed tinha ocupação dos leitos de UTI em 86,6%. Ou seja, dos 15, tinha duas desocupadas.

Nesta segunda, eram 48 pessoas usando UTI, somente com referência a pacientes da cidade. No domingo, esse número era de 52. No total, somente de Sorocaba, 174 pessoas estava internadas ontem. No domingo, eram 173.

Domingo

Na Santa Casa, no domingo (21), a unidade já demostrava que estava próxima da lotação completa, com apenas duas vagas disponíveis.

O Adib Jatene tinha três leitos disponíveis, mas a unidade é referência para 48 cidades. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha todas as suas 10 vagas de UTIs, exclusivas para Covid-19, ocupadas. O hospital de campanha, que tem dois leitos de estabilização, apresentava uma vaga ocupada.

Na rede privada, o Evangélico tinha 100% de ocupação. O Samaritano tinha duas vagas desocupadas, das 15 possíveis. Com também 15, o hospital Unimed tinha três disponíveis.

No total, contando todas as unidades públicas e privadas, a cidade tinha 101 pessoas internadas em UTI. A taxa de ocupação estava acima de 90%.

Com toda a situação, Fernando Brum faz um alerta e um pedido: “Tenham cuidado e respeitem as determinações. Os maiores prejudicados somos todos nós”, afirma.

Novos leitos

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que está ativando mais 10 leitos de UTI no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que estarão em funcionamento até a próxima semana. “A medida foi possível graças ao envio de mais dez respiradores à unidade. Assim, o CHS passará a contar com 21 leitos de UTI, além dos 9 de enfermaria, totalizando 30 leitos exclusivos para Covid-19”, diz. A informação sobre esses 10 leitos foi antecipada pelo jornal Cruzeiro do Sul na semana passada, quando Maritesla Honda, vice-presidente do Seconci-SP, que administra o CHS, comentou a situação.

Ainda conforme o Estado, o Hospital Regional Adib Domingos Jatene é a principal referência para Covid-19 na região. “Desde maio também passou a contar com mais 10 leitos UTI destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Ao todo, há 45 leitos destinados à Covid-19, sendo 30 UTI”, disse o órgão.

Galeria

Confira a galeria de fotos