Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem ‘Dia D’ contra o Aedes neste sábado (27)

26 de Abril de 2019 às 21:01

Sorocaba tem hoje ‘Dia D’ contra o Aedes O combate à mosquito transmissor exige que a comunidade coopere com as autoridades; mutirões, como o da foto, são importantes. Crédito da foto: Emidio Marques (22/2/2015)

O segundo “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece neste sábado (27), das 9h às 13h, por meio de uma força-tarefa das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e “arrastões” realizados pelas equipes do setor de Zoonoses da Prefeitura de Sorocaba. A ação ocorre após a cidade registrar 350 casos confirmados de dengue e entrar no que a Secretaria de Saúde do Município chamou de um momento epidêmico. Para se ter uma ideia, no ano passado inteiro Sorocaba registrou 46 casos de dengue. Ou seja, o número até agora é sete vezes mais que o de 2018.

[irp posts="80055" ]

 

Segundo a Secretaria da Saúde, hoje serão aproximadamente 300 funcionários da pasta, que efetuarão visitas casa a casa para remoção e orientação sobre prevenção de criadouros do mosquito. O chamado “arrastão”, ocorrerá nos bairros Nova Sorocaba e Parque São Bento por conta da aglomeração de casos e grande quantidade de criadouros na área. Durante a ação dois caminhões e os agentes coletam e removem recipientes de criadouros com larvas pelos bairros.

A veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, explica que o arrastão “tem boa aceitação da população, remove de imediato os criadouros e elimina da área os ovos, larvas e potenciais criadouros”.

Além da dengue, o mosquito também é transmissor da febre amarela urbana, zika e chikungunya. Para a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, a intenção do segundo “Dia D” é reforçar a conscientização e sensibilização da população. Em fevereiro houve o primeiro “Dia D” e agora, o objetivo é o reforço. “Todo o trabalho do poder público está sendo realizado, só precisamos que a população seja nossa parceira”, completou.

Segundo a Prefeitura, desde outubro as ações de combate ao mosquito têm sido reforçadas, tanto no aspecto educacional como informativa. E só este ano já foram retiradas 173 toneladas de entulhos nos bairros da cidade. Esses entulhos podem armazenar água e com isso favorecer a procriação do Aedes.

Denúncias sobre locais com criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou ainda em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município por meio do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências. (Da Redação)