Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem Dia D contra febre amarela neste sábado, dia 29

27 de Junho de 2019 às 23:43

Sorocaba vacina contra febre amarela nas unidades básicas Em Sorocaba, as 32 Unidades Básicas de Saúde têm doses disponíveis para a aplicação. Crédito da foto: OMS / ONU

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove neste sábado (29) o Dia D de vacinação contra a febre amarela, que acontece das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Laranjeiras, Fiori, Sorocaba I, Cerrado, Éden e São Bento. A ação cumpre orientação da Secretaria da Saúde estadual, para aumentar a cobertura vacinal no Estado. A vacina que será aplicada é a dose plena, com validade vitalícia.

De acordo com a SES, as UBSs escolhidas são estratégicas para evitar desperdícios de doses e centralizar a aplicação em diferentes regiões da cidade. Os endereços podem ser verificados no site da Secretaria Municipal da Saúde.

A vacina é contraindicada para gestantes, por haver risco de infecção do feto pelo vírus vacinal, salvo em situações de alto risco de exposição. A vacinação poderá ser considerada, por exemplo, para gestantes residentes em locais onde foi achado macaco morto pela febre amarela.

As mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade não devem se vacinar pela mesma razão. Se for necessário, a amamentação deve ser suspensa por no mínimo 15 dias. A mãe será orientada sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite antes da vacinação. Crianças menores de 9 meses não devem ser imunizadas.

As pessoas com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após ingestão de ovo não devem se vacinar: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas. Pessoas com câncer e indivíduos que passaram por transplante também não devem ser imunizadas. Todos com deficiência no sistema imune devem consultar um médico antes de se vacinar. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)