Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem a 3ª melhor água do Estado

16 de Abril de 2019 às 23:57

Sorocaba tem a 3ª melhor água do Estado A água de Sorocaba é tratada em três estações. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Sorocaba é a terceira cidade do Estado de São Paulo com a melhor qualidade de água, segundo análise feita trimestralmente pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), recebendo o Alto Grau de Satisfação, no último levantamento de 2018. As 10 maiores cidades do Estado foram analisadas e o resultado mostrou que Sorocaba fechou o ano com 762 pontos, ficando na terceira posição do ranking geral.

[irp posts="34030" ]

 

O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos segmentos que registram entre 650 e 799 pontos pelo cálculo da Indsat, que é realizado a partir de pesquisa com critérios avaliativos, que são “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São ouvidas 600 pessoas em cada uma das 10 maiores cidades do Estado.

O prefeito José Crespo credita a satisfação da população aos constantes investimentos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba). “A população reconhece a excelência da água que distribuímos e continuamos investindo em saneamento para refletir em saúde para os sorocabanos. O Saae tem como uma de suas principais metas a distribuição de água da melhor qualidade e esta também é uma meta do nosso governo. Para que tenhamos qualidade em nossa água é preciso investimentos em infraestrutura, buscar recursos para melhorias e o Saae trabalha incessantemente para se manter à frente de todos os percalços e levar a melhor água às torneiras dos sorocabanos”, declara o prefeito.

Sorocaba aparece na 3ª colocação do ranking, com 762 pontos, enquanto São José dos Campos garantiu o pódio com 769 pontos e Campinas ficou em 2º lugar, com 765. Já Ribeirão Preto e Osasco fecham o Top 5 da Qualidade da Água, com 757 e 724 pontos respectivamente.

O diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, comemora o reconhecimento da população e o atribui, além dos investimentos, ao trabalho e dedicação dos profissionais da Autarquia. “É uma grande satisfação para todos os profissionais que trabalham para levar a melhor qualidade aos serviços do Saae ter este reconhecimento, que só estimula ainda mais a melhorarmos sempre. Continuamos ampliando a nossa capacidade para tratar e distribuir um volume cada vez maior de água”, conta o diretor-geral.

Investimentos

Sorocaba tem a 3ª melhor água do Estado A ETA-Vitória Régia produzirá 1.500 litros/segundo, após sua ampliação, em 2020. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

O Saae Sorocaba vem investindo em obras como a construção da nova Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia (ETA-Vitória Régia), e a instalação de uma linha na Avenida Itavuvu, que ligará a nova ETA à rede que abastece a região do Jardim Maria Eugênia. A ETA Vitória Régia será inaugurada com capacidade para produzir 750 litros de água tratada por segundo e, com a ampliação já prevista, chegará a 1.500 litros por segundo. Esse volume corresponde a 60% de toda a água servida hoje para a população, que é processada na ETA Cerrado e na ETA Éden, que também recebeu ampliação, concluída no ano passado. O início das atividades do novo sistema produtor está previsto para 2020.

Ronald Pereira da Silva, ressalta que a meta do Saae é levar aos sorocabanos a melhor qualidade no abastecimento de água. “Somos reconhecidos pela qualidade da água que distribuímos, mas não paramos de trabalhar para avançar ainda mais e cumprir todas as metas do atual governo”, conclui. (Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos