Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem 42% de isolamento social

09 de Maio de 2020 às 18:36

Sorocaba tem 42% de isolamento social Homem, com máscara, caminha pela praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (8/5/2020)

Sorocaba registrou uma taxa de apenas 42% de isolamento social. O dado divulgado neste sábado (9) é referente à sexta-feira (8), segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo.

O número está abaixo da média do Estado. Pela segunda vez, São Paulo registrou uma taxa de apenas 46% de isolamento social.

O cálculo tem como base dados de celular de usuários das 104 maiores cidades do Estado. Todas elas têm mais de 70 mil habitantes.

Sorocaba tem 42% de isolamento social Dados de Sorocaba coletados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo

A pesquisa também revela dados de outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Em Votorantim, a taxa de isolamento social foi de 45%. Em Itu, 43%; Itapetininga, 46%; São Roque, 49%; Salto, 44%. Os dados podem ser vistos no site do governo estadual.

Média do Estado

A taxa de 46% no Estado foi registrada justamente no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a prorrogação da quarentena. A medida passou a valer até 31 de maio.

A decisão foi tomada justamente levando em conta os baixos índices de isolamento social e também a pressão no sistema de saúde público. Doria classificou o cenário de "desolador".

O estado de São Paulo vem tendo taxas abaixo dos 50% (esse número só sobe no final de semana). A meta do governo é 60% e o número ideal é 70%, a fim de evitar um colapso do sistema de saúde. Mas poucos municípios atingem a meta.

Rodízio na capital

Na capital paulista, também diante dos baixos índices de isolamento, o prefeito Bruno Covas (PSDB) determinou um rodízio. Essa medida prevê restrição maior de circulação na cidade e começa a valer a partir de segunda-feira (11).

Com a medida, a prefeitura quer tirar 50% dos carros das ruas. Veículos com placas final par só poderão circular em dias pares. E carros com placas final ímpar, em dias ímpares.

[irp posts="248212" ]

 

Epicentro da doença no País, o estado de São Paulo concentra o maior número de casos confirmados e de mortes. De acordo com balanço da Secretaria Estadual da Saúde de sexta-feira (8), já são 3.416 mortos e 41.830 casos confirmados.

Na Grande São Paulo, a ocupação dos leitos de UTI já é de 89,6%. No Estado, é de 70%. (Da Redação e Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos